Universidade com a melhor graduação do Brasil chega em Mato Grosso

Postado as 13/09/2021 16:45:50

Por Redação

Considerada pelo Ministério da Educação (MEC) como a universidade privada com o melhor conceito de graduação do Brasil em 2021, a Universidade do Vale do Taquari – Univates chega a Mato Grosso. Em uma escala de 1 a 5 do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a instituição manteve a nota 4, o que representa “excelência no ensino”.

Com 52 anos de fundação e com este histórico de excelência no ensino superior, é que o município de Nova Mutum (240 quilômetros de Cuiabá) receberá a Instituição. A princípio, a Univates ofertará 17 cursos a distância (EAD) nas áreas de gestão, tecnologia e educação.

Além disso, em 2022 estão previstos dois cursos presenciais de graduação, e, para 2023, mais um presencial. Cada um destes cursos contará com 40 vagas anuais. Neste primeiro momento, a Univates prevê 96 empregos diretos em Nova Mutum.

Divulgação

Também como parte do planejamento focado em Mato Grosso, a Univates implantará uma unidade do Unianálises, que é o laboratório de pesquisas da instituição. Ele já está instalado no Parque Tecnológico de Nova Mutum e será inaugurado em breve.

A obra teve um investimento de R$ 12,6 milhões e compreende uma área de 2.824,63 metros quadrados. Os recursos serão oriundos de um financiamento público contratado pela Prefeitura, autorizado pela Câmara de Vereadores na Caixa Econômica Federal. Em contrapartida, a Univates fez um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões em equipamentos mais os custos mensais de manutenção.

Os cursos

Giovane Sebastiany

Serão oferecidos 17 cursos de graduação a distância (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) nas áreas da gestão, tecnologia e educação. São eles: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas - Licenciatura, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Educação Física - Licenciatura, Engenharia de Produção, Gestão Financeira, Gestão de Cooperativas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, História - Licenciatura, Letras - Licenciatura, Logística, Marketing, Pedagogia - Licenciatura, e Processos Gerenciais.

Além dos cursos de graduação, também estão sendo oferecidos cursos de educação continuada: Dos Sons às Letras: a linguagem na educação infantil e nos anos iniciais; e Otimização e Normalização de Artigos Científicos: ferramentas e plataformas digitais.

Por que Nova Mutum?

De acordo com o presidente da mantenedora da Univates, a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), Ney José Lazzari, a aproximação da Universidade com a cidade de Nova Mutum teve início em 2017 por indicação de um consultor responsável pelos Planos Diretores de Lajeado e de Nova Mutum.

“Desde lá já realizamos diversas visitas à cidade e também já recebemos uma comitiva em Lajeado para trabalharmos em conjunto para o desenvolvimento do município mato-grossense. Também atuaremos com o Unianálises no Laboratório de Pesquisas no Parque Tecnológico de Nova Mutum”, explica.

Lazzari acrescenta que a Univates tem uma forte identificação com a comunidade onde está inserida e em Nova Mutum não será diferente. “Queremos fazer tanto por Nova Mutum quanto temos feito por Lajeado e pelo Vale do Taquari nos últimos 50 anos. Nosso caráter comunitário se reflete nas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são voltadas para as necessidades de onde estamos inseridos”, afirma ele.

A Univates

Com sede em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, a Univates é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices), ou seja, uma organização privada na qual não há distribuição de lucros, mas, sim, eles são reinvestidos na própria Instituição.

Durante todos os anos de dedicação ao conhecimento e ao crescimento da região, a Univates formou mais de 15 mil estudantes de graduação e sequenciais, 4.680 em nível de pós-graduação e 3.825 nos cursos técnicos. Atualmente possui em funcionamento 45 cursos de graduação presencial, 18 cursos de graduação a distância (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 22 técnicos, 37 pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de diversos cursos de educação continuada.