Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fundação Univates e Prefeitura Municipal de Teutônia firmam convênio para gestão de serviços em saúde

Postado as 15/09/2021 14:29:29

Por Nicole Morás

A Fundação Univates e a Prefeitura Municipal de Teutônia assinaram um convênio na última segunda-feira, 13, para gestão de pessoas para atuarem nos serviços de saúde do município, atribuindo as atividades ao Saúde Univates.

Diego Silva/Divulgação

Participaram da assinatura do convênio o presidente da Fundação, Ney José Lazzari, o superintendente executivo da Fundação, Oto Roberto Moerschbaecher, o diretor do Saúde Univates, Jairo Luís Hoerlle, o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, e a vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl.

Diego Silva/Divulgação

 

Conforme Moerschbaecher, o convênio com a Prefeitura de Teutônia demonstra a confiança do poder público municipal na capacidade da Fundação Univates de efetuar um serviço de qualidade na gestão compartilhada dos serviços básicos de saúde do município. “Com a  efetivação desta parceria, estaremos estreitando nossas relações com o município de Teutônia e, ao mesmo tempo, além da prestação de serviço por profissionais, poderemos oferecer novas áreas de atuação para os alunos da área da saúde da nossa Universidade”, explicou.

O prefeito ressaltou a importância do convênio para Teutônia. “Foi uma construção que realizamos com a Fundação Univates. Uma conversa que iniciou em meados de fevereiro deste ano e que agora se tornou realidade. Com certeza a população teutoniense só tem a ganhar com a parceria, pois teremos mais profissionais para atender nas unidades básicas, o que irá agilizar e ampliar a capacidade de atendimento em todos os postos de saúde”, afirmou.

A vice-prefeita reforçou a importância desta parceria também para os profissionais. “Estamos muito felizes com a parceria. Sabemos o quanto será importante para a população e para os nossos profissionais, que receberão capacitação periódica, o que refletirá diretamente na qualidade de atendimento dos nossos munícipes. Agradecemos a toda a equipe de saúde e à assessoria jurídica, que se empenharam muito para que o convênio se tornasse possível”, ressaltou.

O convênio tem o objetivo de ampliar a oferta de serviços, a fim de suprir a demanda de atendimento nas unidades básicas de saúde. A Fundação Univates fará a gestão dos profissionais e serviços contratados, de modo a complementar os serviços públicos já oferecidos, ampliando a capacidade de atendimento, principalmente com relação às consultas médicas e de enfermagem. Também atuará na qualificação profissional de toda a equipe de saúde da rede pública municipal. O plano de capacitação e recapacitação periódica para os profissionais atuantes nas unidades de saúde será elaborado pela Fundação em conjunto com a Secretaria de Saúde, visando a garantir a qualidade dos serviços prestados, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Também estiveram presentes no evento de assinatura do convênio os especialistas em Negócios da Fundação Univates, Anderson Felipe Habekost, Jonatã Baroni e Marco Balbinot Arenhart, o procurador-geral de Teutônia, Rui Hoss, o secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, o subsecretário  Alisson Saldanha da Costa, a coordenadora dos postos de saúde, Roseleia Halmenschlager, e o médico regulador, Fábio Zorthea.

Diego Silva/Divulgação

O que vai mudar?

O convênio será um complemento do quadro funcional das unidades de saúde, a fim de atender à demanda diária, agilizando e ampliando a capacidade de atendimento dos serviços de saúde. A partir do mês de outubro todos os postos de saúde de Teutônia terão atenção integral à saúde da gestante, criança, adolescente, adulto e idoso, assim como realizarão procedimentos como coleta de pré-câncer, testes rápidos de HIV, curativos, vacinas, visitas domiciliares, aplicação de medicações, pré-natal, consultas médicas e de enfermagem. O convênio também irá reduzir a necessidade de contratações emergenciais, evitando que os serviços sejam afetados por falta de profissional. 

Com a nova contratação, o município ampliará o serviço de fisioterapia e centralizará as atividades no Centro Avançado de Saúde (CAS) do bairro Canabarro. O contrato proporcionará fortalecimento da rede de saúde pública e agilidade nos serviços prestados, prezando sempre pela qualidade no atendimento, vínculo com a população e resolutividade.

Seleção de profissionais

O processo seletivo para a contratação dos profissionais envolverá diversas etapas, conforme prática do setor de Gestão de Pessoas da Fundação Univates. Estão previstas análise de currículo para comprovação dos requisitos da vaga, aplicação de prova de conhecimentos, com possibilidade de prova prática para determinadas funções, e entrevistas individuais. Para as vagas de médico clínico e especialistas, os candidatos participam apenas da etapa de entrevista individual com questionamento sobre políticas públicas de saúde. Inicialmente serão contratados 13 profissionais para atuarem em duas funções distintas. A contratação de profissionais para as demais funções subordina-se à existência de vagas.

Confira as vagas que recebem inscrições: Agente Comunitário de Saúde (16), Agente Comunitário de Endemias (3), Agente Administrativo de Saúde (8), Assistente Social (2), Auxiliar de Saúde Bucal (5), Auxiliar Administrativo de Saúde/Farmácia (2), Cirurgião-Dentista (5), Enfermeiro (4), Fisioterapeuta (4), Técnico em Enfermagem (10), Motorista de Ambulância (3), Médico Clínico Geral (10), Médico Auditor/Regulador (1), Médico Cardiologista (1), Médico Cirurgião Geral (1), Médico Dermatologista (1), Médico Endocrinologista (1), Médico - Ginecologia Obstetrícia (2), Médico Pediatra (3), Médico Pneumologista (1), Médico Psiquiatra (2) e Médico Urologista (1). 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema de inscrições da Univates – no link https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-5005  –  até as 9h do dia 17 de setembro de 2021. Para as vagas em que há prova, ela será aplicada no dia 26 de setembro, das 9h às 11h. O resultado será publicado no dia 29 de setembro. As entrevistas serão realizadas em data a ser definida. Mais informações podem ser obtidas no Edital nº 07/Fuvates clicando aqui.