Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto de extensão da Univates promove alfabetização e letramento

Postado as 28/09/2021 11:06:44

Por Kástenes Casali

Voltado para crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Projeto de Extensão Alfab&Letrar da Universidade do Vale do Taquari - Univates contribui com o processo de alfabetização, letramento e letramento literário. Por meio desses três conceitos, o projeto trabalha com diversas atividades caracterizadas por experiências lúdicas para crianças e adolescentes e também oportuniza formação teórico-prática a acadêmicos, diplomados e voluntários.   

O projeto, que integra o Programa de Extensão Arte, Estética e Linguagem, iniciou em 2019, período que totalizou 20 encontros, mas, desde o ano passado, não realiza atividades presenciais nas escolas por causa do isolamento social, ocasionado pela crise sanitária da covid-19. 

Julia dos Santos

Para a professora e coordenadora do projeto, Danise Vivian, pertencente ao curso de Pedagogia da Univates, o processo de alfabetização junto com o letramento são conceitos que buscam promover a construção da cidadania do sujeito. “Consideramos que estar alfabetizado e letrado, no mundo de hoje, é desenvolver sua própria autonomia”, afirma.

Para valorização da individualidade no processo de alfabetização, Danise revela que as peculiaridades de cada turma alteram o planejamento das aulas. Segundo a coordenadora do projeto, é necessário compreender os alunos, para organizar as atividades desenvolvidas no processo de alfabetização. 

Para a voluntária Carla Schneider, do Curso de Letras, todo professor deveria ter a experiência de estar nas escolas, presenciar e trabalhar com diferentes turmas e planejar as atividades lúdicas.  

Mais informações sobre o Projeto de Extensão Alfab&letrar podem ser obtidas pelo e-mail alfabeletrar@univates.br.

Como funciona o Alfab&letrar 

O projeto realiza atividades presenciais nas escolas participantes. Para Educação Básica, são oportunizadas dinâmicas, como jogos, músicas e diversas brincadeiras que despertem o interesse das crianças. Para ser voluntário deve estar matriculado em algum dos cursos de graduação da Univates.

Bruno Milan/Prefeitura de Garibaldi

Parceria entre Universidade e Prefeitura de Garibaldi

Com o mesmo modelo do projeto Alfab&letrar, a Univates e a Prefeitura de Garibaldi lançaram, no início de setembro, o projeto do Laboratório de Alfabetização.

A iniciativa tem por objetivo melhorar o desempenho escolar de crianças entre 6 e 10 anos, que tiveram  o desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19. 

As atividades iniciaram dia 2 de setembro e devem beneficiar cerca de 140 estudantes em quatro salas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, em Garibaldi.  

Logo ods