Professora da Univates participa de live promovida pelo Brasilien-Zentrum da Universidade de Tübingen

Postado as 01/10/2021 10:24:00

Por Lucas George Wendt

O Brasilien-Zentrum da Universidade de Tübingen está realizando uma série de eventos que destacam a atuação de profissionais brasileiros com envolvimento com a universidade. Entre os convidados está a professora e pesquisadora Márcia Inês Goettert, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que desde outubro de 2020 está na Alemanha desenvolvendo pesquisa em Tübingen

Programação do Brasilien-Zentrum

As palestras abordam diferentes temas, propiciando possíveis interações com pesquisadores e o público em geral do Brasil e da Alemanha. A palestra da pesquisadora da Univates abre a programação, no dia 6 de outubro

Nicole Morás

Professora Márcia Inês Goettert

Quarta-feira, 6 de outubro de 2021, 3 PM (15h) no Brasil - 8 PM (20h) na Alemanha

Mães na Ciência: luta, acolhimento e construção de uma universidade para todos, com Profª Dra. Zoia Prestes (Universidade Federal Fluminense), Profª Dra. Márcia Inês Goettert (Univates/Universidade de Tübingen), Profª Dra. Meg Vaz Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Janaína Silva (projeto Parir não é Parar).

Palestra em português.

Inscreva-se antecipadamente até terça-feira, dia 5 de outubro de 2021, pelo link  https://zoom.us/meeting/register/tJwuce6vrD8oHta8ywJV5LznBIWpQh_3eUzY.

Recentemente o Currículo Lattes, plataforma brasileira para registro de atividades acadêmicas, passou a computar a licença-maternidade após mobilização das mulheres da comunidade científica. Esse espaço em branco que ficava no currículo das mães pesquisadoras agora pode ser computado no sistema. A mesa-redonda tem o objetivo de promover o debate sobre os principais desafios da maternidade na universidade a partir das experiências e desafios de mães que fazem ciência no Brasil.

Vínculo com Tübingen

Márcia Goettert tem vínculo de longa data com Tübingen, tendo realizado o doutorado em Ciências Farmacêuticas e um pós-doutorado no Departamento de Química Medicinal da universidade.

Divulgação

Professores Márcia Inês Goettert e Stefan Laufer, com que a pesquisadora brasileira colabora

A programação se estende em outubro, com outros convidados

Quarta-feira, 13 de outubro de 2021, 3 PM (15h) no Brasil - 8 PM (20h) na Alemanha

Poesia, prosa e vírus: a literatura brasileira e a epidemia de HIV/Aids, com Leandro Noronha da Fonseca, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Três Lagoas.

Palestra em português.

Inscreva-se antecipadamente até terça-feira, dia 12 de outubro de 2021, pelo link https://zoom.us/meeting/register/tJMqdeisrjkpEtamNGObXOwnoXRWcFQEvXDb.

Desde a década de 1980 a epidemia de HIV/Aids vem sendo amplamente representada pelas mais variadas expressões artísticas. Na literatura brasileira, o tema perpassou obras de escritores como Caio Fernando Abreu, Herbert Daniel, Silviano Santiago e Bernardo Carvalho. Também marca presença em produções literárias mais recentes, como nas dos poetas Ramon Nunes Mello, Marina Vergueiro, Fernando Impagliazzo, entre outros. A palestra busca oferecer um breve panorama da literatura brasileira e suas representações acerca do HIV/Aids, e os impactos do advento da terapia antirretroviral em sua tematização.

Quarta-feira, 20 de outubro de 2021, 3 PM (15h) no Brasil - 8 PM (20h) na Alemanha

Arquivo em movimento: (re)leituras sobre a experiência da Nuvem Cigana, com Ma. Marcela Corrêa de Menezes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Palestra em português.

Inscreva-se antecipadamente até terça-feira, dia 19 de outubro de 2021, pelo link https://zoom.us/j/94955761119?pwd=TG9nYzBNUHMzbXYxaE0rZzVmYVRMUT09

A apresentação permeia os principais pontos da pesquisa realizada durante o mestrado de Marcela Corrêa de Menezes, na UFRJ, que buscou, a partir do conceito de arquivo, tal qual descrevem Foucault e Derrida, reler o coletivo Nuvem Cigana para além de uma questão exclusivamente estética – o que destacou, no seu âmbito organizacional, figuras femininas que desarticulam o coletivo unicamente como um grupo de poetas e, por vezes, põem em evidência um trabalho reprodutivo.

Quarta-feira, 27 de outubro de 2021, 3 PM (15h) no Brasil - 8 PM (20h) na Alemanha

Sistemas agroflorestais: uma alternativa para a agricultura sustentável, com Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos e Daniel Mundim Porto Pena, da Universidade Federal de Uberlândia.

Palestra em português.

Inscreva-se antecipadamente até terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, pelo link  https://zoom.us/meeting/register/tJIvdOyrqzIpGdANwalip0G54jDEQO63yEbk

Os sistemas agroflorestais se apresentam como sistemas produtivos agroecológicos, que integram culturas agrícolas e espécies arbóreas na mesma unidade de manejo, incorporando princípios existentes nos ecossistemas naturais para tornar os agroecossistemas mais integrados à realidade ambiental de cada região. A proposta desses sistemas é planejar a ocupação das plantas no espaço e no tempo, imitando os princípios básicos da sucessão natural de espécies, otimizando o uso dos recursos naturais, bem como regenerando esses recursos em áreas que estejam degradadas ou pouco produtivas.Na palestra serão apresentados os fundamentos desse sistema de cultivo, além de alguns exemplos de projetos planejados e implantados com a participação dos palestrantes.

Logo ods