Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Univates se prepara para realização do Enade em novembro

Postado as 19/10/2021 14:48:47

Por Lucas George Wendt

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. Além disso, avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Dessa forma, os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são instrumentos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e, diretamente, da qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. 

Com o adiamento do exame em 2020 em razão da pandemia, o Enade, em 2021, será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos que seriam avaliados no ano passado – o ano II do ciclo avaliativo atual. O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro de 2021. 

A importância do Enade

Em abril de 2021, o MEC divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) do ano de 2019, tendo a Universidade do Vale do Taquari - Univates mantido a nota 4, considerada de excelência pelo MEC (numa escala de 1 a 5). 

Pouco mais de 20% das instituições do País alcançaram o índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (63%) com conceito satisfatório (nota 3). Conforme a avaliação, a Univates foi classificada como a universidade privada com o melhor conceito de graduação no Brasil, entre as 91 universidades privadas avaliadas no Enade 2019.

A média do conceito de graduação leva em conta a qualificação dos professores, a infraestrutura da Instituição e o desempenho dos estudantes no exame, sendo o resultado fruto desse trabalho conjunto entre a Universidade e os estudantes.  

Não apenas os estudantes que prestaram a prova se beneficiam, mas também toda a comunidade acadêmica, uma vez que o resultado comprova a qualidade dos cursos de graduação da Univates, além de subsidiar ações de melhoria nos cursos e na Instituição, como, por exemplo, mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos ou na metodologia de ensino.

Saiba mais sobre o Enade

O Enade é aplicado desde 2004 e é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e consiste em uma avaliação da aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) de todo o País.

Como o Enade é estruturado 

O Enade, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto de uma prova, formada por questões discursivas e de múltipla escolha, e um questionário, com perguntas sobre as condições oferecidas pela universidade e pelo curso durante o processo formativo do estudante. O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação a: conteúdos programáticos do curso, habilidades e evolução do conhecimento e competências dos estudantes para compreender temas gerais. 

Logo ods