Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Instalada a mesa gestora do Pro_Move Lajeado

Postado as 25/10/2021 09:58:41

Por Lucas George Wendt

Divulgação


Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 21, na sede do Sicredi Integração RS/MG, entidades estiveram reunidas para estabelecer a mesa gestora do movimento Pro_Move Lajeado. Entre as organizações presentes estava a Fundação Univates, por meio da Universidade do Vale do Taquari - Univates e do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). 

A mesa gestora do Pro_Move é uma instância de discussões da visão estratégica e do direcionamento do movimento, além de ser o conselho consultivo e curador das ações, programas e projetos executados no âmbito do Pro_Move Lajeado. Após votação entre os presentes foi estabelecido que o gerenciamento da mesa será realizado entre a Fundação Univates, a Prefeitura de Lajeado, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Câmara de Vereadores. A mesa pode ser ampliada a partir do interesse de outras entidades em participar do grupo. 

O grupo gestor, com articulação de todos os agentes envolvidos, terá como ? desafios ao longo dos próximos meses, entre outras iniciativas, coordenar o desenvolvimento da qualificação de recursos humanos na área de Tecnologia da Informação (TI) na cidade; facilitar a instalação de novos negócios em Lajeado; atrair eventos nacionais e internacionais para a cidade; estender as ações do Pro_Move aos bairros da cidade; e definir e desenvolver a marca da cidade de Lajeado por meio da construção de uma visão compartilhada de futuro. O grupo gestor contará com reuniões periódicas para acompanhamento dos projetos.  

Já foram executadas diversas ações no âmbito do Pro_Move ao longo dos últimos dois anos, entre elas: a criação da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil); a aprovação da Lei da Inovação; a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; a criação do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia; a criação do edital Pro_Move Acelera 1.0; a realização do evento CRIE Smart Cities da Univates; e a criação do Laboratório de Inovação Governamental e Social (LabiLá).

Articulação ampla 

O Pro_Move Lajeado reúne diversas organizações e instâncias. Participam: Fundação Univates (Universidade e Tecnovates); Prefeitura de Lajeado; Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado; Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil); Hospital Bruno Born (HBB); Unimed VTRP; Sicredi Integração RS/MG; Stars; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Lajeado; Junior Chamber International (JCI) Lajeado; Fundação para a Reabilitação das Deformidades Craniofaciais (Fundef) de Lajeado; imprensa da cidade; Taquari Valley; Promotoria de Justiça local; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local; Centro de Apoio aos Bairros de Lajeado; Comitê do Centro Histórico de Lajeado; grupos de trabalho do Pro_Move Lajeado; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lajeado; Pacto pela Paz de Lajeado; Diretório Central dos Estudantes da Univates; Câmara de Vereadores; e Laboratório de Inovação Governamental e Social (LabiLá). 

O Pro_Move 

Há dois anos a iniciativa que atua em ações voltadas à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora ganhou o nome de Pro_Move Lajeado e foi oficialmente lançada à comunidade como resultado de discussões que iniciaram ainda em 2017. O Pro_Move Lajeado procura melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O projeto, que tem apoio da Fundação Univates enquanto uma das agentes da quádrupla hélice, busca o engajamento comunitário, seja por meio de entidades, seja pelo envolvimento de munícipes interessados em contribuir para que a cidade se reinvente e esteja preparada para o futuro. 

Divulgação

Logo ods