“Os encontros em Brasília foram muito bons”, destaca Cristiane. “Nossa ida foi importante. Encontramo-nos com parlamentares e com a presidência da Capes e estamos na expectativa da aprovação do Projeto de Lei Nacional (PLN) nº 17/21, que vai recompor o valor da rubrica que garante o pagamento das bolsas do Pibid e da RP”, explica a docente. “Conversamos com a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, do Congresso Nacional, por meio da assessoria do relator, e com a presidente da Comissão. Após a aprovação no Congresso Nacional, o PLN precisa ser aprovado pelo Presidente da República e, aí, sim, o pagamento será realizado”, detalha a professora.
Uma carta entregue aos parlamentares conclama “aos membros da Comissão Mista do Orçamento, bem como a todo o plenário do Congresso Nacional, a se manifestarem pela imediata inserção nas pautas da CMO e do CN, além de declararem apoio a essa reivindicação, pois milhares de bolsistas necessitam e dependem dessa bolsa para garantir a sua permanência nos estudos”, destaca o documento. A matéria será votada nesta quarta-feira, 27 de outubro.
Participação da Univates
Cristiane observa que a Univates tem se inserido nas discussões nacionais em torno de temas das políticas públicas relacionadas à formação de professores. “Estamos envolvidos em diversos movimentos e constantemente buscando alternativas para promover a formação e a qualificação dos futuros profissionais. Programas como o Pibid e a RP também qualificam a Educação Básica do Brasil - o desenho pedagógico desses programas é o grande diferencial, juntamente com a escola básica como coformadora”, complementa a professora.
