Conheça os resultados da Autoavaliação Institucional dos cursos de graduação e técnicos de 2021A

Postado as 28/10/2021 14:51:05

Por Redação Univates

Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está divulgando os dados da Avaliação Institucional do semestre 2021A. O material compõe o Jornal da Avaliação 2021B.

O questionário esteve disponível no período de 26 de abril a 30 de junho de 2021 para os estudantes e professores dos cursos presenciais de graduação e técnicos, e de 14 de junho a 4 de julho para os alunos, professores e tutores dos cursos de graduação a distância (EAD). Confira aqui como é estruturado o processo de avaliação institucional e aqui a importância dele

Participação

Conforme dados do setor de Avaliação e Regulação da Universidade, a Autoavaliação dos cursos presenciais (graduação e técnicos) teve 52,3% de estudantes respondentes e 76,3% de professores. No total, a Autoavaliação contou com a participação de 3.033 discentes e 317 docentes.

Na Autoavaliação dos cursos de graduação EAD, os respondentes correspondem a 24,5% dos estudantes, 76,1% dos professores e 100% dos tutores. No total, foram registradas respostas de 505 estudantes, 48 professores e 15 tutores.

A identidade dos participantes é mantida em sigilo para proporcionar espaço aberto a opiniões e sugestões. O formulário contou com questões que avaliaram as coordenações de curso, os componentes curriculares, os estágios e um espaço para que os respondentes pudessem opinar e sugerir questões gerais à Univates.

Lucas George Wendt

Citações dos estudantes dos cursos presenciais

Foram realizadas 1.318 avaliações escritas pelos respondentes que compõem o grupo dos cursos de graduação presenciais e técnicos. Destas, 820 (62%) apresentaram críticas ou solicitações à Instituição e outras 456 (35%), elogios. As críticas e solicitações mais prevalentes foram as relacionadas às questões didático-pedagógicas. No caso dos elogios, o maior percentual também foi referente a questões didático-pedagógicas.

Citações dos estudantes dos cursos a distância

Foram feitas 280 avaliações por escrito no formulário aplicado aos estudantes dos cursos EAD - 155 são críticas ou solicitações e outras 118 são elogios. As críticas e solicitações mais prevalentes são relacionadas a questões didáticas e pedagógicas, assim como a maior parte dos elogios também se concentra nesse mesmo indicador.

Encaminhamentos realizados pela Instituição

As críticas ou sugestões levantadas via processo de Autoavaliação são analisadas e encaminhadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e demais áreas de acordo com os temas envolvidos.

Saiba mais sobre a Avaliação Institucional

Os principais resultados dos processos avaliativos internos ou externos são divulgados no Portal da Avaliação Institucional, no site da Univates, que centraliza parte dos dados dos processos avaliativos, servindo como uma ferramenta que incentiva o acesso às informações referentes à avaliação por toda a comunidade acadêmica. Por meio desse canal, alunos, professores e comunidade podem buscar as informações que são de seu interesse de forma rápida e confiável.

A cada semestre, no início do período de preenchimento da Autoavaliação dos Cursos, as respostas às dúvidas mais apontadas na avaliação anterior são divulgadas por meio do Jornal da Avaliação, uma publicação on-line com matérias sobre os principais assuntos de interesse dos estudantes. Além disso, são publicadas matérias no site da Univates que informam sobre o período de avaliação.

Ao final de cada ano, relatórios gerais sobre os processos avaliativos são gerados por cursos e áreas, subsidiando a análise dos dados e informações e permitindo a elaboração do planejamento dessas áreas para o ano seguinte. Com base nos relatórios de curso e de área, a CPA elabora o Relatório de Autoavaliação Institucional, entregue ao Ministério da Educação (MEC) no mês de março de cada ano.

A Autoavaliação Institucional é regida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. É um processo avaliativo que ocorre por meio da Autoavaliação dos cursos, da Avaliação de Serviços e Infraestrutura, entre outros processos avaliativos internos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5111, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br.

Logo ods