Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 29/10/2021 17:11:28

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão divulgados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou de 22 de outubro a 29 de outubro de 2021

Título do artigo: In vitro and in vivo anti-inflammatory and anticoagulant activities of myrciaria plinioides d. Legrand ethanol leaf extract

Autoria: Diorge Jônatas Marmitt, Shanna Bitencourt, Chistiane Oliveira Coura, Markus Berger, Dalana Faleiro, Débora Mara Kich, Bruna Caye, Sheila Mariele Immich, Annyta Fernandes Frota, Walter O. Beys da Silva Jorge Almeida Guimarães, Norma Maria Barros Benevides, Stefan Laufer e Márcia Inês Goettert

Revista científica: Research Square 

Do que trata a pesquisa científica: Myrciaria plinioides D. Legrand (Myrtaceae) é uma planta nativa do Sul do Brasil com potencial na indústria de alimentos devido aos seus frutos comestíveis. Muitas plantas pertencentes a esse gênero têm sido usadas para tratar uma variedade de doenças, incluindo distúrbios inflamatórios, devido às propriedades antioxidantes. No entanto, os usos terapêuticos de M. plinioides têm sido pouco estudados. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito anti-inflamatório e as atividades anticoagulantes do extrato etanólico das folhas de M. plinioides. O estudo sugere que o extrato tem potentes efeitos anti-inflamatórios e anticoagulantes. M. plinioides apresenta grande potencial biológico como fonte para o desenvolvimento de anti-inflamatórios e drogas anticoagulantes. Estudos adicionais podem ser propostos para melhor elucidar o mecanismo pelo qual M. plinioides exerce seus efeitos.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Autoria: Romildo Pereira da Cruz e Marli Teresinha Quartieri

Revista científica: Revista de Educação, Ciência e Cultura

Do que trata a pesquisa científica: No artigo apresenta-se um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em ensino, com 26 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa sobre a trigonometria no triângulo retângulo. O estudo visou a nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, verificou-se que os alunos tinham conhecimentos prévios sobre: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese.

Vinculação: Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) 

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Fitoterápicos como aliados à saúde da mulher

Autoria: Janete Catarina Martins Corrêa Haider, Jéssica Werpp Bonfante, Ana Carolina Stein, Daiane Morgenstern e Juliana Gonçalves

Revista científica: Anais do Congresso Nacional de Inovações em Saúde 

Do que trata a pesquisa científica: A revisão buscou evidências científicas atuais que demonstram os benefícios do uso de fitoterápicos na saúde da mulher. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a busca das melhores evidências do uso de fitoterápicos na saúde da mulher, utilizando como base alguns bancos de dados científicos: SciELO, Pubmed e LILACS. Para descritores foram utilizados os termos: saúde da mulher, fitoterápicos e plantas medicinais. Os levantamentos dos estudos referentes ao tema escolhido incluíram pesquisas recentes, priorizando artigos científicos dos últimos 10 anos. Entre as queixas mais comuns entre as mulheres, pode-se citar: síndrome pré-menstrual, menopausa, síndrome do ovário policístico, endometriose e disfunção sexual. Para cada uma das queixas encontrou-se uma planta citada na literatura. Por essa razão, na revisão abordaram-se as principais plantas citadas como aliadas à saúde da mulher, por serem conhecidas como fito-hormônios: Glycine max, Angelica sinensis, Vitex agnus castus, Lepidium meyenii e Panax ginseng. Como considerações finais, verificou-se a necessidade de mais estudos, visto que a literatura se apresenta limitada na maioria dos fitoterápicos aqui citados, aliada, ainda, à heterogeneidade e curta duração das pesquisas. No entanto, parece haver evidências suficientes que justifiquem uma análise mais aprofundada, visto que a fitoterapia poderia ser coadjuvante em inúmeros distúrbios inerentes ao público feminino.

Vinculação: área de Ciências da Vida 

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Plantas medicinais e fitoterapia na atenção básica 

Autoria: Jessica Werpp Bonfante, Ana Carolina Stein, Nícolas Artifon Dorneles, Janete Catarina Martins Corrêa Haider, Leticia Damassini, Juliana da Silveira Gonçalves e Eduarda Spolti

Revista científica: Anais do Congresso Nacional de Inovações em Saúde 

Do que trata a pesquisa científica: As plantas são utilizadas culturalmente há muitos anos para aliviar dores e tratar enfermidades. A utilização dos fitoterápicos vem crescendo em diversos países. Por processo de industrialização se tornaram medicamentos fitoterápicos, sendo padronizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo mais segurança no seu uso. Desde 2006 há a implantação de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Atenção Básica, regulamentada pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O artigo objetivou revisar a importância dos fitoterápicos e compreender sua utilização na Atenção Básica. Como métodos de pesquisa foi realizada revisão bibliográfica por meio de bases de dados científicos, como SciELO, Pubmed e LILACS. Foram incluídos artigos científicos recentes, além de clássicos da literatura sem restrição de data e idioma de publicação. Verificou-se que os fitoterápicos sempre foram utilizados pelo saber popular e tradicional para tratamento de diversas doenças. São opções úteis quanto à prevenção e tratamento, que afetam a população em geral, garantindo acesso de forma segura, eficaz, de qualidade e, de certa forma, integrado à atenção primária à saúde. Mesmo diante dos desafios encontrados para a implementação da prática do uso de plantas medicinais e a fitoterapia, ela apresenta um papel muito importante na Atenção Básica, tanto para melhoria da saúde quanto para tratamento de doenças, conquistando mais espaço e confiança, tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos usuários. 

Vinculação: área de Ciências da Vida 

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Indicadores de sustentabilidade em suínos em fase de terminação 

Autoria: Jaqueline Fernandes Tonetto, Verônica Schmidt, Roger Alex Eggers e Bibiana Melo Ramborger

Revista científica: Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais

Do que trata a pesquisa científica: O trabalho buscou caracterizar o perfil da atividade suinícola de um município por meio de indicadores, que permitem elencar as dimensões ambiental, socioeconômica e institucional. Analisaram-se 41 unidades produtoras de suínos em fase de terminação (UPT), utilizando um questionário. Determinou-se o perfil dos produtores e propuseram-se indicadores de sustentabilidade visando a estabelecer o equilíbrio entre as dimensões socioeconômica, ambiental e institucional. Para tanto, cada dimensão foi avaliada por 15 indicadores constituídos por 15 critérios. Os indicadores representativos das três dimensões propostas foram classificados em baixo, médio e alto potencial. No perfil geral das UPTs, os suinocultores tinham idade média de 53 anos, 34% dos quais não concluíram o ensino fundamental; a força de trabalho familiar caracterizou 100% das UPTs; a qualidade de vida nas áreas rurais era satisfatória e a sucessão familiar, por ser um processo dinâmico e sistêmico, estava diretamente relacionada à modernização tecnológica nas UPTs. Constatou-se que o interesse dos descendentes em permanecer nas UPTs é um processo que se intensifica, proporcionalmente, à qualificação tecnológica e especialmente quando relacionada a tarefas básicas, como controle de custos e conhecimentos técnicos voltados para a melhoria da produtividade. O estudo permitiu propor indicadores para traçar o perfil da suinocultura de produtores cooperados a uma agroindústria e, a partir deles, foi possível estabelecer um equilíbrio entre as dimensões ambiental, socioeconômica e institucional. Por meio dos níveis de enquadramento dos indicadores, foi possível ter uma visão sistêmica sobre a dinâmica da suinocultura em um município no qual a suinocultura é umas das bases econômicas mais importantes.

Vinculação: área de Ciências Exatas e Engenharias

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Benefícios do uso da Camellia sinensis por praticantes de atividade física 

Autoria: Jéssica Werpp Bonfante, Ana Carolina Stein, Janete Catarina Martins Corrêa Haider e Juliana Gonçalves 

Revista científica: Anais do Congresso Nacional de Inovações em Saúde 

Do que trata a pesquisa científica: A fitoterapia é utilizada há anos para melhorar a performance física. Entre os fitoterápicos mais procurados por praticantes de atividade física, pode-se citar a Camellia sinensis. Estudos mostram a eficiência do extrato de chá verde e em componentes isolados como a epigallocatequina gallato com a cafeína ou isolados no aumento da termogênese, redução do peso corporal, da gordura visceral e da oxidação lipídica, aumentando o gasto energético de 24 horas. A revisão objetivou buscar evidências científicas atuais que demonstrem os benefícios do uso da Camellia sinensis por praticantes de atividade física. Como metodologia, foi utilizada a revisão bibliográfica em bancos de dados científicos como: SciELO, Pubmed e LILACS. Foram incluídos artigos científicos recentes, priorizando os últimos 10 anos, além de clássicos da literatura sem restrição de data e idioma de publicação. Como resultados, verificou-se que a Camellia sinensis inclui alta concentração de cafeína, teobromina, teofilina, taninos, saponinas, catequinas, epicelicinas e proantocianinas. Essas substâncias, principalmente a cafeína, têm efeito antiadipogênico e previnem o acúmulo de triacilglicerol no tecido adiposo. Alguns estudos demonstraram sua ação no metabolismo da gordura, reduzindo a ingestão de alimentos, interrompendo a emulsão e absorção de lipídios, suprimindo a adipogênese e a síntese lipídica e aumentando o gasto energético via termogênese, oxidação de gordura e excreção de lipídios fecais. No entanto, os mecanismos moleculares exatos ainda não estão bem elucidados na literatura. Constatou-se que o número de estudos que investigam o efeito dos fitoterápicos no esporte infelizmente é limitado. Assim, mais pesquisas são necessárias antes que conclusões mais firmes possam ser tomadas, especialmente sobre os benefícios do uso do chá verde por praticantes de atividade física. 

Vinculação: área de Ciências da Vida 

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Rede de prevenção ao feminicídio no Rio Grande do Sul

Autoria: Caroline Tais Schneider e Fabiane da Silva Prestes

Revista científica: Salão do Conhecimento da Unijuí 

Do que trata a pesquisa científica: O trabalho teve como objetivo promover uma discussão teórica sobre o feminicídio, articulando-a com as políticas públicas para a sua prevenção. Nesse sentido, buscou-se apontar a rede de proteção necessária para o enfrentamento e o combate da violência de gênero. A fim de contemplar esses propósitos, foram apresentados os avanços nas políticas públicas do Rio Grande do Sul. Verificou-se que esse fenômeno complexo e constante deve ser enfrentado a partir da articulação entre segurança pública, assistência social, saúde e justiça, de modo a propiciar a assistência qualificada às mulheres em situação de violência, a garantia dos seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e, consequentemente, a prevenção do feminicídio.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) 

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Educación de campo y educación multiana: reflexiones y desafíos en una escuela transamazónica

Autoria: Ronaldo Henrique Santana, Suziane Pereira de Freitas e Marcos Marques Formigosa

Revista científica: Revista Paradigma

Do que trata a pesquisa científica: Dos aspectos teóricos e práticos envolvidos na concepção de Educação Rural e na relação que se estabelece na prática pedagógica em sala de aula e nos processos de ensino e de aprendizagem em uma turma de vários anos, o trabalho teve como objetivo discutir os desafios do trabalho docente na implementação do currículo-escola no contexto de uma escola de campo, denominada EMEF N. Srª. Dois Remédios, localizada em uma rua que corta a BR-230, no município de Pacajá, Estado do Pará. O principal ponto abordado foram os complexos processos históricos que culminaram na proposta de uma Educação Rural que se contrapõe à ideia caricatural de uma educação rural, atrasada e meramente reprodutiva. A partir de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com professores de escolas, apresentaram-se as discussões sobre as dificuldades apontadas por esses profissionais no exercício de seu trabalho com uma aula multicolorida e o território em que a escola está inserida nas complexidades do transamazônico.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino)

Publicado quando: outubro de 2021

 

Título do artigo: Percepções de estudantes da graduação sobre ensino presencial e virtual 

Autoria: Derli Juliano Neuenfeldt, Raquel Cristina Michel, Rogério José Schuck e Adriano Edo Neuenfeldt

Revista científica: Revista EAD em Foco 

Do que trata a pesquisa científica: O artigo analisa percepções de estudantes da graduação da modalidade presencial sobre o ensino virtualizado síncrono experimentado em 2020. A pesquisa, que ocorreu em uma instituição de Ensino Superior do RS/BRA, caracteriza-se como qualitativa e descritiva. A coleta de informações foi realizada por meio de um questionário elaborado no Google Forms, respondido por 245 estudantes. Constatou-se, segundo as percepções dos estudantes, que, no ensino virtualizado, há ganho de tempo, haja vista que não é necessário o deslocamento até a instituição para assistir às aulas. O estudo pode ser realizado no conforto do lar, com maior disponibilidade dos professores para sanar dúvidas, por meio dos recursos digitais. Foram percebidas facilidades relativas à participação (virtual) de profissionais que se dispõem a dialogar com os alunos, trazendo relatos de experiências. Também se aprendeu mais a respeito do uso das tecnologias digitais. Os estudantes destacaram que, no ensino presencial, há maior interação com o professor e mais facilidade de concentração nas aulas. Também ressaltaram que a aprendizagem nas aulas práticas é essencial para a formação profissional e que elas não podem ser substituídas por aulas virtuais. Concluiu-se que tanto o ensino virtual quanto o presencial apresentam pontos positivos para o processo de ensino e de aprendizagem; contudo os estudantes entendem ser fundamental a presencialidade. Dessa forma, o ensino híbrido pode ser considerado um caminho válido para o Ensino Superior, agregando o que há de melhor no ensino presencial e no ensino virtual.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) 

Publicado quando: outubro de 2021

Divulgação

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

Logo ods