Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 05/11/2021 15:56:57

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão divulgados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou de 29 de outubro a 5 de novembro de 2021

Título do artigo: Análise de lacunas legais que colaboram substancialmente para continuidade da prática de corrupção na administração pública brasileira, através de um olhar voltado para o ensino / Analysis of legal gaps that substantially collaborate for the continuation of the practice of corruption in brazilian public administration, through a look at education

Autoria: Rogério Borba Zaminhan 

Revista científica: ID Online - Revista de Psicologia 

Do que trata a pesquisa científica: O artigo busca analisar se os recorrentes casos de corrupção no setor público brasileiro têm vinculação direta ou indireta com a ausência de disciplinas específicas de direito público nas grades curriculares dos cursos superiores da grande maioria das universidades brasileiras. Em consonância com Gil (2010), foi realizada revisão bibliográfica nas matrizes curriculares, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e nos projetos pedagógicos de cursos, numa aproximação teórica com Bresser-Pereira (1998), tendo ainda como referencial as obras de Macedo e Lopes (2010), Tomaz Tadeu da Silva (2010), Moreira e Silva (2002) e Santomé (1998). O cerne do artigo também se apropria dos conceitos destacados por Yin (2010), postulando casos concretos da história brasileira numa vinculação dos estudos de casos. Durante a avaliação dos resultados encontrados na pesquisa, são destacados os conceitos vislumbrados por Ausubel (1918-2008), num referencial teórico voltado ao ensino do Brasil.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino)

Publicado quando: novembro de 2021

 

Título do capítulo: Electrochemical applications of metal-organic frameworks: overview, challenges, and perspectives / Aplicações eletroquímicas de estruturas metal-orgânicas: visão geral, desafios e perspectivas

Autoria: Maria Valnice Boldrin, Kallyni Irikura, Beatriz Costa e Silva, Juliano Carvalho Cardoso, Simone Stülp, Caroline Moraes da Silva, Regina Célia Galvão Frem, Christian Candia-Onfray, Susana Rojas e Ricardo Salazar

Livro: Metal-organic frameworks for carbon capture and energy

Do que trata a pesquisa científica: Estruturas metal-orgânicas (MOFs) são materiais construídos juntando ligantes orgânicos multitópicos e íons metálicos ou clusters por meio de fortes ligações de coordenação. Esses materiais têm atraído crescente interesse, devido à sua composição, estrutura e funcionalidades químicas altamente ajustáveis, das quais surge uma grande variedade de topologias e propriedades notáveis. As MOFs podem ser produzidas de diferentes maneiras. Suas principais características são área de superfície muito elevada, baixa densidade, estabilidade térmica razoável e possibilidade de modificação da superfície, devido à porção orgânica do material. Essas propriedades permitem seu uso em ampla gama de aplicações, explorando a capacidade de pré-concentração de gases e outros analitos em suas cavidades, em razão dos tamanhos de poros específicos e/ou grupos funcionais diversos das MOFs. O capítulo descreve e discute a síntese de MOFs e as aplicações desses materiais em processos eletrocatalíticos, sensores eletroquímicos, processos fotoeletrocatalíticos e degradação de poluentes orgânicos em águas residuais.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: novembro de 2021

 

Título do artigo: Da tocaia à exibição: cultura paparazzi e a celebritização do amador

Autoria: Renata Lohmann e Michel de Oliveira

Revista científica: Rizoma 

Do que trata a pesquisa científica: O artigo discute, a partir da análise crítica, a influência da cultura paparazzi na formação do espectador contemporâneo, que, munido de câmera, replica o padrão da estética do flagrante consolidada pela imprensa sensacionalista. A discussão mobiliza o conceito de celebritização apresentado por Driessens, a fim de compreender como a cultura hiperespetacular das redes sociais demanda a encenação do cotidiano, estimulando a exibição. Como consequência, todos os que estão munidos de dispositivos fotográficos conectados à internet se tornam paparazzi em potencial, produzindo fotografias de pessoas desconhecidas, sem consentimento.

Vinculação: área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: novembro de 2021

 

Título do artigo: Mensuração do capital intelectual de instituição financeira

Autoria: César Augusto Bagatini e Alexandre André Feil 

Revista científica: Revista ENIAC em Pesquisa 

Do que trata a pesquisa científica: O capital intelectual é um ativo intangível sustentado pelo investimento em conhecimento, informação e experiência, e representa a criação de valor e vantagem competitiva para as organizações. Nesse sentido, o estudo objetiva identificar, mensurar e analisar quantitativamente o capital intelectual de uma instituição financeira. A metodologia concentra-se em uma abordagem quantitativa, descritiva, estudo de caso e documental. Os resultados expressam que os modelos “q” de Tobin, Market-to-book ratio e Value, EVA e CIV demonstram o capital intelectual em valor absoluto e percentual, porém não estratificam os elementos humano, relacional e estrutural que compõem o capital intelectual do Banco ABC. O VAIC expressa seu resultado mediante índice e na sua composição pode-se estratificar os capitais humanos, estruturais e relacionais, o que auxilia no gerenciamento dos capitais para melhorar o nível de capital intelectual no Banco ABC. Conclui-se, portanto, que o modelo VAIC é o mais adequado, entre os modelos aplicados no estudo, para mensurar o capital intelectual do Banco ABC e que contribui para seu gerenciamento em médio e longo prazo. 

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

Publicado quando: novembro de 2021

 

Título do artigo: Frequência de atipias celulares em mulheres de até 29 anos que realizam o exame citopatológico cervicovaginal no Rio Grande do Sul

Autoria: Georgia Muccillo Dexheimer e Bruna Daniel

Revista científica: Revista Saúde e Desenvolvimento 

Do que trata a pesquisa científica: O câncer do colo do útero (CCU) é o segundo tumor mais comum entre mulheres no Brasil. O Papilomavírus Humano (HPV), transmitido sexualmente, está associado a 98% dos casos dessa neoplasia. O exame citopatológico cervicovaginal é um teste de rastreamento de atipias celulares que detecta células neoplásicas no esfregaço vaginal. Como prioridade, o Ministério da Saúde preconiza exame de rastreamento do câncer de colo do útero em mulheres entre 25 e 64 anos. Portanto, o objetivo do trabalho é avaliar a frequência de atipias celulares do colo do útero em mulheres de até 29 anos que realizaram o exame no Rio Grande do Sul. Descrevem-se dados disponíveis no site Datasus, por meio da base de dados do SISCOLO, em 2012 e 2013. Obtiveram-se resultados de atipias celulares encontradas a partir dos 11 anos, que totalizaram 603.681 e 557.270 exames em 2012 e 2013, respectivamente. O maior percentual de alterações encontradas foi em 2013, na faixa etária entre 12 e 14, em que se observaram 25 exames alterados (LSIL), entre o total de 1.370 exames, ou 1,8% destes. Isto posto, o estudo reforça a importância do exame citopatológico cervicovaginal desde o início da vida sexual.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

Publicado quando: novembro de 2021

 

Título do artigo: Avaliação da qualidade de vida de produtores de leite do Vale do Taquari

Autoria: Enzo Vinícius Souza Santana, Aléxia Rafaela Renz, Claudete Rempel e Cássia Regina Gotler Medeiros

Revista científica: Research, Society and Development

Do que trata a pesquisa científica: A qualidade de vida (QV) não tem um conceito ainda totalmente definido, contudo é possível mensurá-la de diversas formas. Uma das formas de fazer sua avaliação é por meio do questionário WHOQOL-bref, que foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O artigo objetiva avaliar a QV de produtores de leite do Vale do Taquari. Foi aplicado o questionário WHOQOL-bref a 108 produtores de leite do Vale do Taquari com o intuito de avaliar os domínios e aspectos que interferem em sua qualidade de vida. Após isso, foi realizada a análise estatística descritiva dos dados obtidos com o questionário. Posteriormente, esses dados foram comparados com outros estudos que também fizeram uso desse questionário. A análise dos dados coletados expôs que, embora a média geral aponte, em comparação a outros estudos, como melhores os resultados obtidos no Vale do Taquari, a avaliação de cada domínio de forma independente pode indicar que inúmeros fatores podem ser alterados para melhorar a qualidade de vida dos produtores, principalmente no âmbito psicológico. Verificou-se que a aplicação do questionário foi efetiva, tendo em vista que foi possível observar quais parâmetros estão satisfatórios – ou não – no que tange à perspectiva de QV de cada um dos participantes.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: novembro de 2021

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

Logo ods