Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alana Flores

Prefeitura Municipal e Univates inauguram Centro de Fisioterapia em Teutônia

Postado as 15/11/2021 10:22:45

Por Prefeitura Municipal de Teutônia/Redação Univates

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na tarde da última sexta-feira, dia 12, o Centro de Fisioterapia do município, em uma parceria com o Saúde Univates, a fim de ampliar os atendimentos ofertados pela rede pública municipal de saúde.

O Centro de Fisioterapia, localizado junto ao Centro Avançado de Saúde, no bairro Canabarro, foi implantando no município em parceria com o Saúde Univates, através da cedência de diversos equipamentos e da contratação de profissionais que irão atuar no espaço, juntamente com a fisioterapeuta do município.

A implantação do centro terá o objetivo de suprir a demanda reprimida, que aguarda por atendimentos de recuperação e reabilitação, assim como, para ampliar o acesso ao serviço, principalmente relacionado à ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças e agravos.

Alana Flores

O local foi reformado e ampliado, a fim de oferecer um espaço adequado aos profissionais e usuários, além de ampliar os atendimentos na rede pública de saúde. É importante salientar que a sala de fisioterapia do Posto de Saúde Anna Antoni continuará atendendo normalmente a população. O espaço também recebeu melhorias e reforma, a fim de melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.

O prefeito Celso Aloísio Forneck ressaltou a importância da parceria com a Univates neste projeto. “Estamos muito felizes em poder entregar um Centro de Fisioterapia à comunidade teutoniense, onde será possível ampliar o acesso ao serviço de reabilitação das pessoas. Este projeto só foi possível através do contrato firmado com a Saúde Univates, para contratação dos profissionais, sendo que a instituição cedeu grande parte dos equipamentos para estruturação do Centro. É gratificante poder contar com parcerias como esta, que tem o foco no coletivo e no desenvolvimento regional”.

Representando a Univates no ato, o superintendente executivo da Fundação Univates, Oto Moerschbaecher, disse que esta é mais uma ação da parceria entre Univates e Prefeitura de Teutônia.

Com isso, buscamos ampliar a prestação de serviços de saúde no município, com o objetivo de disponibilizar espaços de aprendizado para nossos alunos e melhoria de qualidade de vida aos munícipes de Teutônia
superintendente executivo da Fundação Univates, Oto Moerschbaecher

Alana Flores

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração a vice-prefeita, Aline Rohrig Kohl, presidente da Câmara de Vereadores, Diego Tenn Pass, vereador Vitor Ernesto Krabbe, secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, subsecretária de educação, Shana Vogel, os especialistas em negócios da Univates, Jonatã Baroni e Anderson Habekost, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rejane Hinnah, a coordenadora da Atenção Básica, Roseleia Halmenschlager, a fisioterapeuta responsável pelos serviços, coordenadores e servidores do CAS.

Como vai funcionar o fluxo de atendimentos?

Alana Flores

 

O fluxo de atendimento inicia através da consulta médica, onde o pacientes será avaliado pelo profissional, que dará o encaminhamento ao serviço de fisioterapia, quando identificar a necessidade. Com o encaminhamento, o usuário do serviço de saúde irá se dirigir à sala 23 do Centro Administrativo (Secretaria de Saúde). No local, o usuário irá solicitar a avaliação, que será realizada pela fisioterapeuta do município, Letícia Ruebenich de Quadros Diehl, a fim de direcionar e agendar os atendimentos, de acordo com os critérios clínicos de prioridade. O município de Teutônia já possui uma fila de espera, sendo que esta será primeiramente atendida.

O que vai mudar?

Além de ampliar a capacidade de atendimento das demandas, devido a contratação de mais profissionais, será possível reduzir o tempo de espera pelo serviço e aumentar os grupos de atendimento que visam a reabilitação das pessoas, além de promover ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças e agravos. Os grupos existentes no CAS são para reabilitação da saúde da coluna, saúde pélvica e alterações reumáticas. A finalidade atual dos grupos é dar continuidade ao tratamento iniciado no serviço de saúde, onde a profissional elabora um plano de cuidados para reabilitação e exercícios de prevenção.

Logo ods-3