Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Arqueologia, paleontologia, sustentabilidade e mais: Univates apresenta pesquisas publicadas na última semana

Postado as 19/11/2021 19:50:18

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão destacados no site da Instituição. 

Divulgação

Confira o que a Univates publicou de 12 de novembro a 19 de novembro de 2021

Título do artigo: A paleoflora do afloramento Cerro Chato, Formação Rio do Rastro, Rio Grande do Sul - EM VÍDEO 

Autoria: Joseane Salau Ferraz, Karine Pohlmann Bulsing, Joseline Manfroi e Felipe Lima Pinheiro

Publicação científica: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Do que trata a pesquisa científica: ver vídeo acima 

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: novembro de 2021

Título do artigo: Influência do protagonismo do paciente no tratamento fisioterapêutico da dor crônica na coluna vertebral

Autoria: Bruna Maria Melz, Lydia Koetz Jaeger e Magali Teresinha Quevedo Grave

Revista científica: Fisioterapia Brasil 

Do que trata a pesquisa científica: o estudo buscou descrever o perfil sociodemográfico de pacientes de fisioterapia com dor crônica (DC) na coluna vertebral (CV) e a relação psicossocial com o protagonismo após a realização de exercícios físicos. Estudo exploratório-descritivo, de intervenção, com análise quantitativa dos dados, realizado na Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS. A coleta de dados se deu por questionário de identificação e os protocolos Start Back Screening Tool (SBST), Fear Avoidance Belief Questionnaire (FABQ), Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e Índice Oswestry de Incapacidade (IOI). Participaram nove pacientes com DC na CV, sendo alocados em grupos: intervenção - participaram de um grupo de promoção à saúde durante quatro semanas, duas vezes na semana, para a realização de exercícios na CEF; controle - receberam cartilha com os mesmos exercícios para serem realizados no domicílio pelo mesmo período. Ambos os grupos apresentaram melhora no SF-36, SBST e IOI. No FABQ, apresentaram melhora no item atividade física e piora no trabalho. Concluiu-se que o programa de exercícios utilizado em pacientes que apresentam DC na CV é positivo na melhora do prognóstico e qualidade de vida; redução de incapacidades e crenças. Ainda, exercícios domiciliares incentivam o protagonismo dos pacientes.

Vinculação: área de Ciências da Vida 

Publicado quando: novembro de 2021

Título do artigo: O barômetro da sustentabilidade em uma perspectiva espaço-temporal: uma análise por biomas, RS, Brasil 

Autoria: Jessica Mazutti Penso-Campos, Eliane Fraga Silveira e Eduardo Périco

Publicação científica: Journal of Social, Technological and Environmental Science

Do que trata a pesquisa científica: o planejamento e a gestão da conservação da biodiversidade são desafios constantes, e a avaliação da sustentabilidade constitui uma ferramenta relevante para esses processos. O estudo tem por objetivo analisar a sustentabilidade nos municípios que integram os biomas do Estado do Rio Grande do Sul, que são o bioma Mata Atlântica e o bioma Pampa, por meio da aplicação de um modelo de Barômetro da Sustentabilidade. O modelo proposto foi aplicado em dois períodos temporais, em 2000 e em 2016, utilizando indicadores de uso e cobertura da terra, de poluição, socioeconômicos e de saúde humana, que trazem impacto ao desenvolvimento sustentável. Foi utilizada a distribuição e análise espacial do grau de sustentabilidade, por meio do Índice de Moran Global, para determinar se existe correlação espacial significativa, com a existência de clusters. Os resultados indicam que os dois biomas foram considerados com grau intermediário de sustentabilidade, nos dois períodos analisados, e não houve evolução considerável no grau de sustentabilidade em 16 anos. O índice de bem-estar ambiental também foi categorizado enquanto intermediário, e o índice de bem-estar humano foi considerado maior, com grau potencialmente sustentável, no bioma Mata Atlântica. Foi possível mensurar o grau de sustentabilidade de cada variável, a fim de compreender quais exercem mais pressão negativa ao desenvolvimento sustentável, assim como quais os municípios com menor desempenho. No bioma Pampa, houve diminuição de 14,1% dos municípios com grau potencialmente sustentável para o grau intermediário de sustentabilidade entre os períodos. A distribuição espacial do grau de sustentabilidade indica tendência de clusters e correlação positiva e significativa (p=0,001) nos biomas, tanto em 2000 quanto em 2016, indicando que a classificação da sustentabilidade não é aleatória.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: novembro de 2021

Título do artigo: Redescobrindo o afloramento Cerro Chato: contexto histórico e paleontológico - EM VÍDEO  

Autoria: Karine Pohlmann Bulsing, Joseane Salau Ferraz, Joseline Manfroi e Felipe Lima Pinheiro

Revista científica: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Do que trata a pesquisa científica:  ver vídeo acima  

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: novembro de 2021

Título do artigo: Impactos sociais e ambientais produzidos pelo ciclo das fazendas no percurso do rio Taquari/Rio Grande do Sul (1770-1850): uma abordagem arqueológica 

Autoria: Sérgio Nunes Lopes

Publicação científica: Biblioteca Digital da Univates 

Do que trata a pesquisa científica: uma abordagem teórico-metodológica transversal e inovadora dá suporte à tese apresentada, que investiga os impactos sociais e ambientais gerados pelas fazendas estabelecidas no percurso do rio Taquari no Estado do Rio Grande do Sul. As ruínas das fazendas investigadas encontram-se, contemporaneamente a este estudo, circunscritas aos territórios dos municípios sul-rio-grandenses de Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova. Cronologicamente o estudo abrange os anos finais do século XVIII, alcançando meados do século XIX. O recorte temporal decorre das escolhas teóricas e metodológicas. Ao caracterizar as fazendas e inferir as agências humanas e não humanas na configuração dos seus espaços ao longo do tempo, optou-se pela abordagem arqueológica às ruínas e seus entornos. As reflexões acerca da sintaxe dos elementos no espaço, pelo viés das múltiplas entidades que nele se entrelaçam, são tecidas a partir das prerrogativas teóricas da História Ambiental e da Arqueologia Histórica. Estando o programa de pós-graduação, em cujo âmbito a pesquisa foi concebida, inserido na área de Ciências Ambientais, ainda que a redação do presente trabalho conclusivo chegue a termo pela lavra de um historiador iniciado em Arqueologia Histórica, a perspectiva é interdisciplinar. As dinâmicas das relações dos homens no e com o meio mediadas pelos objetos fazem emergir um sem número de documentos e testemunhos. Desse prisma, a Cultura Material evidenciada nas escavações e prospecções arqueológicas soma-se aos documentos seriados dos arquivos, ampliando o entendimento das alterações significativas na fisionomia das paisagens que se traduzem em local, território e lugar, categorias conceituais que permitem verticalizar as análises. A partir do estudo empreendido ficou evidente que as fazendas do percurso do rio Taquari, Rio Grande do Sul, foram unidades extrativistas. A supressão das densas matas de pinheiro alterou substancialmente a paisagem florestal. A utilização da mão de obra escravizada conecta a região com o modus operandi da exploração ambiental, social e econômica de outras regiões do Brasil no final do período colonial e ao longo do século XIX. Tendo em conta a concepção das fazendas estudadas, empreendem-se esforços no sentido de concebê-las para além de unidades produtivas demandantes de recursos naturais. Ao reconhecer as florestas, os rios e os demais elementos do espaço como ativos na relação com os grupos humanos, contempla-se a indissociabilidade dos aspectos sociais e ambientais como forma de melhor entender os contextos.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Publicado quando: novembro de 2021

Título do artigo: A cultura de segurança do paciente em um hospital privado no Sul do Brasil

Autoria: Lilian Valesca Marinho Florencio, Éder Luís Arboit, Maria Cristina Schettert Moraes e Luís Felipe Pissaia

Revista científica: Research, Society and Development 

Do que trata a pesquisa científica: O estudo objetiva analisar a cultura de segurança do paciente em um hospital privado no Sul do Brasil. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa, realizado em agosto e setembro de 2019 por meio do Safety Attitudes Questionnaire. Participaram 100 trabalhadores de diversas categorias profissionais e lotados nos três turnos de trabalho. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva. Resultados: a cultura de segurança do paciente na instituição é considerada adequada, uma vez que a maioria dos domínios apresentou um percentual entre 50% e 75% de positividade. Conclusões: consideram-se os resultados positivos, uma vez que para a maioria dos participantes da pesquisa, contudo é necessário investir na qualificação das práticas em saúde, principalmente por meio da educação continuada e permanente das equipes multiprofissionais atuantes e disponibilização de ferramentas que auxiliem nessas dinâmicas.

Vinculação: área de Ciências da Vida 

Publicado quando: novembro de 2021

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

Logo ods