Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Livro organizado por historiadores da Univates destaca trajetória da Languiru

Postado as 23/11/2021 07:26:39

Por Imprensa Univates e Assessoria de Comunicação da Languiru

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates, vinculado ao Museu de Ciências (CMDPU/MCN), esteve envolvida na elaboração da obra “Cooperativa Languiru: da reestruturação à consolidação – A estratégia de crescimento e diversificação, após a reestruturação a partir de 2002”.

O livro recentemente lançado marca e integra a comemoração dos 66 anos da Languiru, celebrados em 13 de novembro – quando também foi divulgada oficialmente a obra, que está sendo distribuída pela própria Languiru para os associados. 

A obra idealizada por Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru, foi publicada com o apoio do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, do CMDPU da Univates e da Ocergs-Sescoop/RS. “Esta é a segunda edição que versa sobre o tema. É um registro da história da Languiru, garantindo que isso não se perca com o tempo, um legado da Cooperativa às futuras gerações. Agradeço a todos os envolvidos no desenvolvimento deste segundo livro, obra que reconhece o trabalho de gestão profissional realizado, atendendo aos interesses do quadro social da Cooperativa”, frisa o presidente.

O material produzido ao longo dos últimos meses revela uma exaustiva pesquisa histórica e a evolução da Cooperativa até os 65 anos, comemorados em 2020. Chegando ao 66º aniversário, alguns capítulos extras já seriam necessários, pois a Languiru segue crescendo e conta com novas unidades comerciais e industriais no seu diversificado ramo de atuação.

Assessoria de Comunicação da Languiru

Os pesquisadores envolvidos relatam que foi desafiador realizar a pesquisa, pois o universo de informações, documentos escritos e imagens era amplo, afinal trata-se da história de pessoas que fizeram parte de uma das maiores e mais antigas cooperativas do Brasil.

“A obra transmite a visão em relação às questões sociais, investimentos e preservação da memória institucional”, enaltece Patrícia Schneider, mestra em Patrimônio Cultural e profissional do CMDPU/MCN, que também participou da organização do livro, juntamente com a professora Neli Teresinha Galarce Machado, professora da Univates e coordenadora do PPGAD. 

A obra é uma continuação da primeira edição, “Caminhos da recuperação da Cooperativa Languiru”, publicada em 2014, que aborda a história de 2002 até 2012. “Ao olharmos o resultado, é importante observarmos a trajetória exitosa como consequência de uma série de ações e decisões orientadas pela gestão estratégica, a partir do programa de reestruturação iniciado há cerca de 20 anos. Quando olhamos para trás, vemos que valeu a pena. O desempenho no passado recente nos permite sonhar mais e verificar que, crescendo a Languiru, crescem também os associados, os empregados e as comunidades em que estamos inseridos”, conclui Bayer.