Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens reúne virtualmente profissionais de sete países na Univates nesta semana

Postado as 23/11/2021 10:33:27

Por Lucas George Wendt

O IV Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, o VIII Seminário Institucional do PIBID/Univates e o II Seminário de Residência Pedagógica/Univates, eventos que acontecem entre 24 e 26 de novembro na Universidade do Vale do Taquari, têm como temática neste ano a Docência e Ciência: (re)valorização do conhecimento. As inscrições para os ouvintes são gratuitas e devem ser realizadas clicando aqui. As atividades são virtuais.

Divulgação/Univates

Os eventos objetivam refletir sobre questões relacionadas à formação docente nas diferentes áreas do conhecimento, promover intercâmbio e divulgação das investigações e produções científicas relacionadas às experiências educacionais e proporcionar um espaço de discussão de trabalhos oriundos dos diferentes níveis de ensino, promovendo a interlocução de pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e professores da escola básica.

Professores e estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e demais profissionais e pesquisadores das áreas da educação e ensino participarão dos eventos, que têm mais de 100 trabalhos aprovados para as comunicações científicas. Os autores são de sete diferentes países. Do Brasil, participam inscritos de oito Estados.

A professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, uma das coordenadoras do evento, destaca que a equipe de organização está contente com a diversidade de trabalhos a serem apresentados, sobretudo por haver autores de diferentes países. “Assim, espera-se que o evento proporcione um intercâmbio potente de reflexões, conhecimentos e experiência sobre ensino e aprendizagem, estreitando os laços entre a teoria e a prática, entre as universidades e a educação básica, valorizando a docência e a ciência”, explica.

Confira a programação completa

14h - 16h

Palestra de abertura: Educar en la época de las tecnologías digitales: ética y pedagogía de los entornos tecnológicos

Dr. Adriano Fabris (Universidade de Pisa - Itália)

Rodas de conversa

Roda 1: A iniciação à docência na formação de professores - Dr. Sérgio Nunes Lopes (Univates)

Roda 2: A residência pedagógica na formação de professores - Dra. Cristiane Antonia Hauschild Johann (Univates)

Roda 3: Os programas de pós-graduação na formação de professores - Dra. Neli Teresinha Galarce Machado (Univates)

19h - 22h30min

Políticas públicas de formação de professores na graduação e na pós-graduação

Dra. Fernanda Litvin Villas Bôas (Capes)

Dra. Maria Madalena Dullius (Univates)

Me. Paulo Winicius Teixeira de Paula

14h - 15h30min

Formação de professores para uma educação diferenciada

Dr. Tiago Weizenmann (Univates) e Ricardo Vieira (Instituto Politécnico de Leiria /Portugal e CICS.NOVA.IPLeiria)

19h - 22h30min

14h - 15h30min

Palestra:

La doxa en la escuela, implicaciones políticas de la ausencia de racionalidad científica en la educación: el caso del Colegio Distrital Gerardo Molina Ramírez de Bogotá

Dr. Antonio Cabrera (Universidad Pedagógica Nacional - Colômbia)

19h - 21h

Palestra de encerramento

Docência e Ciência: (re)valorização do conhecimento

Presidente Nilson de Souza Cardoso (Forpibid/RP)

22h30min

Momento cultural

O evento é uma organização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE); Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD); Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/Univates; Programa de Residência Pedagógica/Univates; e cursos de licenciatura da Univates.

Logo ods