A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado, gerenciada pela Fundação Univates, em gestão compartilhada com a Prefeitura de Lajeado, recebeu na última quarta-feira, 24, a visita de duas analistas do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, para a implementação de um projeto de boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares.
O projeto é dividido em sete etapas, a serem realizadas durante 13 meses até outubro de 2022. Na primeira etapa, os profissionais da UPA Lajeado preencheram dados em uma plataforma online, que contribui para o diagnóstico do atendimento e para o mapeamento de melhorias.
Em outubro foi realizada a coleta dos dados sobre os atendimentos na área e fornecidas informações ao HCor sobre como acontecem os atendimentos nos casos de urgência e emergência cardiovasculares na Unidade de Lajeado.
Além desse acompanhamento, o Programa contempla a realização de quatro sessões de aprendizagem virtual, em que profissionais de todas as UPAs selecionadas participam de capacitações. A primeira aconteceu na última terça-feira, 23, sobre interpretação de eletrocardiograma. Nas próximas sessões serão abordados: os acidentes vasculares cerebrais, atendimentos de parada cardiorrespiratória; e arritmias cardíacas e síndrome coronariana aguda.
O programa é baseado na ideia de melhoria contínua e para isso são analisados 8 indicadores, como, por exemplo, o tempo médio do tempo porta-ecg, que se refere ao tempo que o paciente dá entrada na UPA e realiza o exame.
“Fomos indicados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) em razão dos índices de qualificação do atendimento realizado aqui em Lajeado. Somos uma UPA qualificada, conforme a avaliação trianual mais recente do Ministério da Saúde, realizada em agosto. Também temos referência na cidade para alta complexidade na linha de atendimento cardiovascular no Hospital Bruno Born”.
Para a gestora, a população da cidade e de áreas do entorno ganha com a seleção da UPA para participar do projeto. “Já temos protocolos para os atendimentos cardiovasculares e, com essa qualificação adicional, podemos estar ainda melhor preparados para os casos de atendimento nessa linha de cuidado”.
Dados de Lajeado
Desde a instalação do eletrocardiograma com o software de acompanhamento do HCor, a UPA Lajeado realizou o atendimento de oito pacientes que se enquadram no perfil de acompanhamento. Destes, 75% dos pacientes eram homens e 25% eram mulheres. Em relação ao histórico médico, metade dos pacientes já havia sido diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica. Além disso, 25% tinham histórico de infarto agudo do miocárdio (IAM), 12,5% tinham diabetes e 12,5% tinham dislipidemia. Em todos os casos a realização do ECG ocorreu na UPA Lajeado, ou seja, em atendimento pré-hospitalar.
Saiba mais
A UPA Lajeado está entre as unidades de todo o País selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar de um programa de qualificação no atendimento às urgências cardiovasculares. Atualmente existem cerca de 1,2 mil UPAs em todo o Brasil, e a de Lajeado está entre as que foram selecionadas para a iniciativa a partir dos bons resultados obtidos de qualidade nas avaliações do Ministério da Saúde e do Estado.
UPA Lajeado passa a contar com serviço farmacêutico 24h
Desde junho de 2018, a UPA Lajeado conta com uma unidade de farmácia para dispensação ao público, o que facilita o acesso dos pacientes em atendimento aos medicamentos, colaborando para o início da terapia medicamentosa após o atendimento. Na última quinta-feira o serviço foi ampliado mais uma vez e passou a ter atendimento 24h com farmacêutico no local. De acordo com Úrsula, com isso, os munícipes de Lajeado não precisam se deslocar até os postos de saúde e à Farmácia-Escola para receber os medicamentos para o tratamento de condições agudas, podendo iniciá-lo no mesmo dia do atendimento recebido na UPA. “A disponibilidade de uma farmácia junto à UPA é um grande diferencial. As consultoras do HCor que visitam unidades semelhantes por todo o país e estão aqui comentaram o quanto é raro ver isso em outras unidades, especialmente com atendimento ininterrupto”, avalia ela.