Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates celebra com Amvat os 60 anos da entidade

Postado as 26/11/2021 15:07:47

Por Redação Univates e Redação Amvat

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) comemorou seus 60 anos na noite de ontem, 25. A Universidade do Vale do Taquari - Univates, uma das entidades que, assim como a Amvat, nasce do esforço regional, esteve presente no evento alusivo às seis décadas da Associação. 

Frederico Sehn/Amvat



O evento foi realizado em Encantado, cidade onde ocorreu sua fundação e que teve o prefeito como o primeiro presidente. Tratou-se de um jantar festivo, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, ex-presidentes e lideranças regionais e municipalistas que marcaram os 60 anos da entidade. A Amvat é a segunda mais antiga associação de municípios do Rio Grande do Sul, criada em 4 de novembro de 1961. 

Professora Evania Schneider

Divulgação

A Univates esteve representada pela reitora, professora Evania Schneider, e pela vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro. “A Amvat é responsável por grandes conquistas que impulsionaram o desenvolvimento do nosso Vale”, destaca a reitora. “Somos muito gratos por todas as pautas com as quais a associação contribuiu de forma decisiva em parceria com a Univates. Nossa história está intimamente ligada à história dessa entidade. Agradecemos a parceria duradoura e reforçamos a nossa permanente disposição para seguirmos trabalhando por pautas comuns”, complementa a líder da Universidade.

“É um momento histórico e emblemático para a Amvat, pois são seis décadas de trabalho, que merecem ser comemoradas”, afirmou o presidente Paulo Kohlrausch em sua manifestação. O desenvolvimento da região, conforme Kohlrausch, tem a ver com o espírito empreendedor e cooperativista das comunidades, mas também com decisões políticas, como a definição do traçado da BR-386 e a instalação do porto em Estrela, por exemplo. Lembrando as transformações ocorridas nos últimos 60 anos, ressaltou que as gestões municipais estão mais eficazes, mas que é preciso fortalecer a região politicamente para ampliar sua representação. “Temos que liderar e fazer nossa região politicamente forte”, assinalou. 

Na ocasião, o presidente também apresentou o novo site e o banco de dados da Amvat, que será atualizado constantemente para facilitar o acesso às informações dos municípios e do Vale. O site traz informações regionais em diversas áreas - como economia, saúde, educação, turismo, orçamentos municipais e outras – e de cada um dos 38 municípios filiados. Uma iniciativa que vem ao encontro das necessidades atuais, modernizando as ações da entidade.  

Logo ods