Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor da Univates é designado para compor o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal

Postado as 30/11/2021 14:47:44

Por Lucas George Wendt

Por meio da Portaria nº 5.307, de 18 de novembro de 2021, o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, designou o professor Ivan Cunha Bustamante Filho, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, como membro titular representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea)

Além de atuar nos cursos de graduação e pós-graduação, Bustamante atua como coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Coep) e do Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Univates. Para o professor Bustamante, a oportunidade de ocupar uma cadeira no Conselho representando a Instituição é um reconhecimento da trajetória e do zelo da Univates ao tratar do tema. 

O que é o Concea? 

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal é um órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), constituindo-se em instância colegiada multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e recursal. Dentre suas competências destacam-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica e o estabelecimento de procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, biotérios e laboratórios de experimentação animal. 

O Conselho é responsável também pelo credenciamento das instituições que desenvolvem atividades nessa área, além de administrar o cadastro de protocolos experimentais ou pedagógicos aplicáveis aos procedimentos de ensino e projetos de pesquisa científica realizados ou em andamento no País. As reuniões acontecem periodicamente. 

O Concea é composto por representantes do MCTI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Conselho de Reitores das Universidades do Brasil, da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, da Federação Brasileira de Indústria Farmacêutica e das sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no País. 

Tuane Eggers

Conheça o pesquisador 

Bustamante é médico veterinário pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado na Ludwig-Maximilians Universität München, na Alemanha. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O docente tem como principal linha de pesquisa a busca por marcadores moleculares associados à fertilidade em espécies domésticas e em humanos, com atenção especial à biotecnologia da reprodução e toxinas ambientais e bacterianas e desreguladores endócrinos. Integra grupos de pesquisa em diferentes espécies de animais domésticos – suínos, bovinos e equinos – em colaboração com diferentes universidades e realiza pesquisas em fertilidade humana no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente é o vice-presidente (2019-2023) do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA).