A formação pedagógica aos professores do Curso de Medicina da Univates que a Instituição realiza, neste semestre teve como tema “Avaliação e o feedback no curso de Medicina”. Os encontros são mediados pela coordenadora pedagógica da Área de Ciências Médicas da Univates, Aline Pin Valdameri. São realizados encontros mensais que exploram os processos de avaliação e do feedback dos professores para os estudantes.
As atividades são organizadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico, pela Coordenação Pedagógica da Área de Ciências Médicas e pela Coordenação do Curso de Medicina. No dia 18 de novembro, aconteceu um dos encontros que foi ministrado pela reitora da Univates, professora Evania Schneider, em que o tema abordado foi “Comunicação não violenta e empatia no Curso de Medicina”. Os docentes relatam que esses momentos são importantes para a reflexão da prática pedagógica.
Quem também relata a sua experiência é a professora Caroline Gerhardt. “Durante todo processo, os encontros nos trouxeram a reflexão de que nós, professores, sobre nossa prática, permitindo que pudéssemos examinar nosso modo de funcionamento como docente, bem como nossas atitudes em um processo de constante autoavaliação”, informa ela. “Estes encontros foram muito importantes para o crescimento e aperfeiçoamento dos professores em relação à formação dos nossos alunos. Que possamos realmente potencializar o aprendizado dos nossos estudantes, auxiliando-os a construir o protagonismo na sua escolha profissional, também demonstrando valores fundamentais, como empatia ao próximo”.
O feedback deve ser uma prática contínua e aprimorada no curso de Medicina, com atividades planejadas a fim de melhorar o desempenho do estudante e objetivando um melhor desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a atuação profissional.
