Pesquisadora argentina realiza pesquisa de pós-doutorado na Univates

Postado as 06/12/2021 11:13:32

Por Lucas George Wendt

A pesquisadora argentina Priscilla De Gregorio está na Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolvendo seu pós-doutorado. O projeto de pesquisa realizado por Priscilla tem como objetivo avaliar as características probióticas de bactérias ácido-lácticas (BAL) isoladas de diferentes nichos ecológicos. O estudo proposto por Priscilla analisa as BALs encontradas no leite bovino e na microbiota vaginal humana, com vistas ao desenvolvimento de produtos farmacêuticos que possam ser beneficiados com as características probióticas das BAL.

Lucas George Wendt

Prof. Cláucia e a pós-doutoranda Priscilla

As atividades acontecem com a supervisão da professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza e coorientação da doutora Márcia Goettert, ambas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates.

“Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, exercem efeito benéfico na saúde do hospedeiro, podendo ser incorporados em alimentos funcionais ou em fórmulas farmacêuticas. Tendo em vista a atual tendência mundial de consumo de alimentos funcionais, decidi direcionar minha pesquisa para o desenvolvimento desse tipo de produto”, explica Priscilla.

Bactérias lácticas (BAL)

As BAL alimentares em estudo foram previamente isoladas de leite bovino, coletado em uma fazenda no Estado de São Paulo, e caracterizadas quanto a diferentes propriedades tecnológicas para serem utilizadas como culturas lácticas na produção de queijos no Laboratório de Biotecnologia de Alimentos da Univates.

Por outro lado, as BAL vaginais foram previamente isoladas de mulheres saudáveis no Centro de Referência de Lactobacilos (Cerela/Conicet, instituto em que Priscilla trabalha como pesquisadora na Argentina) e caracterizadas por suas propriedades benéficas, como inibição de patógenos urogenitais e capacidade de colonização do trato vaginal. A pesquisadora também avaliou potenciais propriedades tecnológicas e realizou testes de segurança em um ensaio clínico de fase 1 em mulheres, para analisar os resultados da inclusão de BAL em produtos farmacêuticos.

Lucas George Wendt

A partir do projeto realizado por Priscilla (foto) na Univates, e tendo por base pesquisas anteriores nas quais a pós-doutoranda já se envolveu, será desenvolvida a caracterização probiótica de BAL de origem láctea e vaginais quanto ao seu potencial uso em alimentos funcionais, de forma a complementar as propriedades previamente determinadas.

A finalidade é avançar no desenho de alimentos funcionais nos quais as BAL incluídas possam contribuir tanto para as propriedades organolépticas, por exemplo, sabor, aroma e textura, quanto para aquelas diretamente benéficas ao organismo humano, como prevenção de infecções gastrointestinais e urogenitais femininas.

A previsão inicial é de que a pesquisadora permaneça vinculada à Univates até 15 de fevereiro de 2022. “Porém, pretendo estender minha estadia por um período maior, aproximadamente um ano, a fim de ampliar meus conhecimentos na área de biotecnologia de alimentos”, informa.

Priscilla registra também suas impressões positivas sobre a Universidade. “A Univates é muito bonita e muito bem organizada. Os laboratórios dispõem de todo o equipamento necessário para a boa execução do trabalho experimental. Da mesma forma, todos os padrões de biossegurança que permitem um ótimo trabalho em laboratório são atendidos e respeitados”, descreve.

A pesquisadora acredita que a experiência da professora Claucia será valiosa para o desenvolvimento de seu trabalho. “O trabalho em conjunto com a professora Claucia também aumentará as possibilidades de colaboração ativa entre o centro de pesquisa onde trabalho (Cerela/Conicet) e a Univates, favorecendo a cooperação internacional nas áreas de pesquisa e transferência de tecnologia. Da mesma forma, o trabalho experimental realizado nos laboratórios da Univates permitirá a publicação de artigos científicos em periódicos internacionais e apresentações em congressos, o que contribui muito para minha carreira científica”, descreve.

Saiba mais

Priscilla De Gregorio é graduada em Biotecnologia pela Universidade Nacional de Tucumán. Ela também é doutora em Ciências Biológicas, título atribuído pela mesma universidade. O doutorado foi desenvolvido no Cerela por meio de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Conicet) da Argentina. Atualmente ela tem vínculo como pesquisadora (categoria de assistente) do Conicet, atividade que também desenvolve no Cerela, instituto de pesquisa voltado exclusivamente para a aplicação de BAL em produtos para a saúde humana e animal.