A Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (Fejers), representada pela presidente para 2022, Cecília Luczynski, e pelo diretor de Expansão, Bernardo Santos, esteve na Universidade do Vale do Taquari - Univates na manhã desta quarta-feira, 15. O convite para a visita à Univates foi feito pela professora Evania Schneider, que esteve com a equipe da Fejers na Câmara dos Deputados em Brasília, na última semana.
Desde meados de 2019, a Crescer Jr, a empresa júnior da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) vem se articulando como um projeto formado por estudantes de graduação que prestam serviços para micro e pequenos negócios da região do Vale do Taquari.
O professor Daniel Auler explica que a Empresa Júnior da Univates esteve se estruturando ao longo dos últimos semestres. "Ela tem tomado forma, tanto na Univates quanto no trabalho conjunto com outras instâncias", explica o docente. "Estamos começando as tratativas com o nosso segundo cliente. Temos estudantes envolvidos. Esperamos que a Crescer Jr seja uma conexão entre os cursos e a prática do mercado, especialmente com os pequenos negócios, em quatro pilares: marketing estratégico; gestão de estrutura, processos e pessoas; gestão financeira; e um pilar de desenvolvimento de novos negócios". O foco é desenvolver o empreendedorismo jovem dentro da Univates e na região do Vale do Taquari como um todo.
Saiba mais
A EJ é originalmente uma ideia francesa. Os alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, cientes da necessidade de complementarem os seus conhecimentos por meio da aplicação prática, criaram a Junior Entreprise, uma associação que proporciona realidade empresarial antes da conclusão dos cursos que realizam. Ao aplicar a teoria estudada em sala de aula na prática do mercado de trabalho, objetiva-se disseminar o espírito empreendedor nos participantes. Hoje o Brasil é sede de mais de 51% das EJs em atividade no mundo, com as atividades no País vinculadas à Brasil Júnior.
