Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Laboratório de Ciências auxilia na escolha de aptidões futuras

Postado as 22/12/2021 14:02:14

Por Lucas George Wendt

O Laboratório de Ciências do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, faz parte da rotina dos estudantes, sempre estimulando a curiosidade e o senso crítico sobre as coisas que acontecem ao seu redor. Mesclar teoria e prática, e transformar o que é ensinado em sala de aula em experimentos, auxilia na aprendizagem e aguça a curiosidade de todos. E o que já era muito bom, pode melhorar ainda mais. É que a partir de 2022, com o início do Novo Ensino Médio do GA, no campus da Univates, a instituição dá mais um salto, passando a oferecer laboratórios com caráter multidisciplinar e favorecendo ainda mais os estudantes em suas experiências e o olhar para uma futura profissão.

De acordo com a professora de Química, Luciana Caroline Kilpp Fernandes, o uso do laboratório por estudantes de todos os níveis, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, já é uma tradição no GA, há muitos anos. “Primeiro, contávamos com um espaço menor, mas que já refletia em atividades construtivas e prazerosas, tanto para as turmas, quanto para os professores. A partir de 2017, o colégio passa a oferecer a atual estrutura, com duas salas, muito semelhante ao que é disponibilizado em universidades. Foi um expressivo investimento”, destaca.

Construção de vivências

No local, salienta Luciana, as turmas vivenciam experimentos em Biologia, Química, Física e até Matemática. “No Laboratório de Ciências os estudantes saem do campo imaginativo. A parte bonita da Ciência é a testagem, por isso a importância deste espaço para um ensino multidisciplinar e construtivo.” A professora de Biologia, Fabiane König, acrescenta que o laboratório é uma extensão da sala de aula, onde os estudantes testam, constroem hipóteses e formulam ideias. “É um local para construir vivências. É uma oportunidade investigativa para incentivar suas próprias pesquisas e experimentos, que ajudarão na escolha de suas aptidões futuras”, emenda.

Novas experiências na Univates

Fabiane enfatiza que, a partir do ano que vem, com o início da implantação do novo Ensino Médio, no prédio 1 da Univates, essas vivências serão ainda mais acentuadas. “O GA sempre apostou nesta metodologia, de unir teoria e prática, nas diferentes faixas etárias, e a parceria com a Univates vai ampliar esse leque, a partir da oferta aos estudantes e professores de laboratórios com caráter multidisciplinar. Fazer ciência, hoje, envolve todas as áreas do conhecimento, e o estudante do GA terá isso ainda mais presente.” Luciana e Fabiane destacam também a oportunidade dos educadores vivenciarem esse momento. “É uma realização profissional”, afirma Fabiane. “Todos aprendendo e crescendo juntos. Isso é fantástico”, resume Luciana.

Infraestrutura do laboratório

Em um amplo e moderno espaço, dividido em duas salas preparadas para receber estudantes de diferentes idades, o Laboratório de Ciências do GA conta com instalação de água, gás, capela e exaustor para manusear os reagentes com segurança, microscópios, simuladores de movimentos, bússolas, ímãs, bancadas, tubos de ensaios, um esqueleto, entre outras peças.

Divulgação/Estúdio A Hora

Logo ods