Bruna Lais Alves

Univates disponibiliza programa de mentoria para seus estudantes

Postado as 28/12/2021 13:55:27

Por Nicole Morás

Bruna Lais Alves

Desenvolvido pela Rede de Carreiras, o Programa de Mentoria da Univates está disponível para estudantes desde o primeiro semestre do seu curso. Proporciona o contato com profissionais formados pela Universidade com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional e o planejamento de carreira dos alunos. Diplomados também podem participar e receber mentoria de outros diplomados.

De acordo com a consultora de rede da Univates, Ana Luísa Freitag, os participantes do Programa de Mentoria terão atendimento individual com diplomados atuantes na área desejada. “Desenvolvemos o Programa de Mentoria para aproximar os estudantes da Univates a profissionais qualificados, para que juntos possam desenvolver e compartilhar conhecimentos e experiências profissionais acerca do mercado de trabalho na sua área de atuação. Os interessados poderão encontrar um mentor do seu interesse, e depois compartilhar experiências e conhecimentos de determinada área profissional”, explica.

Ela acrescenta que estudos mostram inúmeros benefícios ao receber aconselhamento especializado. "Alguns deles são a oportunidade de identificar fortalezas e áreas de oportunidade, aumentar a rede de conexões e obter exposição profissional, desenvolver competências e habilidades, conhecimento técnico, e acelerar o desenvolvimento da carreira”, finaliza Ana.

Jean Zagonel

Divulgação/Acervo pessoal

A visão do mentor

O diplomado em Comércio Exterior Jean Zagonel foi mentor de seis estudantes e diplomados pelo programa. Avaliou a experiência como relevante para que pudesse refletir sobre a sua própria jornada enquanto oportunizava aos mentorados algum tipo de inspiração e suporte. “Eu aprendi bastante e foi curioso perceber que as dúvidas que eu tinha na época em que estava na mesma situação dos mentorados eram similares às deles. Por meio da mentoria pude ajudá-los a estruturar um certo plano, a enxergar de forma mais concreta o caminho que liga a situação atual com a sua visão de futuro. Também foi importante perceber que pude ser útil, que a troca de experiências gerou algum impacto na vida deles, e na minha também”, afirma Zagonel.

O diplomado conta que todos os seis mentorados com quem ele interagiu são profissionais ambiciosos e têm clareza do que querem. “Lembro de dois mentorados que  obtiveram o emprego que buscavam durante ou logo após finalizarmos os encontros. Uma das dicas dadas foi a de ir além do óbvio para procurar o trabalho, agir de forma pró-ativa e aplicar espontaneamente nas empresas que desejavam. E para uma delas funcionou”, comemorou ele.

Para Jean, a motivação para ser mentor pelo Programa de Mentoria é, primeiramente, pela recompensa que receberia ao ajudar alguém de forma voluntária. “Isso não tem preço. Também vi ali uma oportunidade de desenvolver ainda mais a prática de mentoria e consultoria que já vinha praticando, mas que fazia com empresários, empreendedores e profissionais liberais mais experientes. Adicionalmente, foi legal refletir sobre a minha própria carreira. Por fim, ganhei novos amigos e tive conversas divertidas e construtivas. Foi uma experiência enriquecedora”, destacou. E concluiu: “Eu considero uma boa iniciativa, existiu demanda por parte dos mentorados, bem como interesse de mentores. Isso por si só confirma o sucesso do projeto”, acredita.

Benefício para mentorados e mentores

De acordo com Jean Zagonel, a experiência de ser mentor contribui para a sua vida profissional, pois melhora suas habilidades de relacionamento com pessoas, a habilidade de escutar, de interagir e, por fim, de mentorar. “Também contribui para a autorreflexão sobre a própria carreira”, acrescentou.

Quanto aos estudantes, Zagonel acredita que o processo de mentoria ajuda a reduzir o sentimento de ansiedade e estresse e possibilita que a energia seja usada para colocar em prática um plano de ação imediato, tudo alinhado com objetivos claros. “Todos tinham objetivos, faltava estruturá-los de forma organizada. Isso eles levam para o restante da vida e lhes dá a capacidade de serem protagonistas do seu futuro”, observou.

Como participar

Por meio da Plataforma de Carreira Univates, o aluno ou diplomado interessado tem acesso a uma lista de mentores com seus respectivos resumos profissionais e escolhe por quem gostaria de ser mentorado de acordo com sua preferência ou necessidades profissionais. Os atendimentos são gratuitos, e acordados com o mentor em relação à frequência e número de encontros. A Rede de Carreiras fica disponível para fazer o acompanhamento da mentoria (se necessário) e avaliação do programa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail carreiras@univates.br, ou pelo telefone 3714-7063.

O Programa de Mentoria

O Programa de Mentoria Impulsiona Univates contempla no mínimo três encontros entre um mentor e um mentorado, nos quais são identificados os objetivos profissionais do aluno/diplomado interessado em buscar o serviço e o que pode ser feito para alcançar esses objetivos. O mentor, com seu conhecimento e experiência, compartilha com o mentorado reflexões, técnicas e/ou ferramentas que podem auxiliar nesse processo.

Logo ods