Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes do curso de Medicina são apresentados ao projeto Médicos Sem Fronteira

Postado as 19/01/2022 08:46:10

Por Lucas George Wendt

O lajeadense Samuel Felipe Johann, diplomado do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Taquari - Univates, participou de uma atividade com estudantes do curso de Medicina da Univates em dezembro de 2021. Johann atua na Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) e desenvolve atividades de liderança pela entidade em zonas de conflito. A participação se deu por meio de videoconferência, tendo Samuel participado da cidade de Nairóbi, Quênia, onde atualmente desenvolve atividades ligadas a um projeto independente.

A iniciativa de aproximar a experiência internacional do diplomado dos estudantes foi do docente Tiago Weizenmann, um dos professores que ministra a disciplina Temas Contemporâneos. O componente curricular é interdisciplinar e compartilhado entre todos os cursos de graduação presenciais da Instituição, sendo oferecido também ao bacharelado em Medicina. Questões transversais às práticas do futuro médico, como aspectos sociais do Brasil e do mundo, são abordadas na disciplina e foram tema da conversa realizada por Johann: “Propósitos e trajetórias de vida em contextos mundiais: conflitos armados, epidemias e carreira humanitária”. 

Depoimentos de quem participou 

O estudante Bruno Oliveira Nadalon destaca que a experiência foi enriquecedora, possibilitando que os estudantes tivessem mais contato com o trabalho de ajuda humanitária e, consequentemente, com o impacto que o trabalho desses profissionais tem. “Além disso, vale ressaltar que interagir com essa realidade, ainda que de maneira virtual, fez com que conseguíssemos integrar, até certo ponto, todas as discussões a respeito das dificuldades sociais enfrentadas pelas minorias e como a globalização possibilita que situações ocorridas distante da nossa realidade consigam gerar impacto nas nossas vidas”. 

Rafaela Biesdorf Baierle também participou das ativiades. “Ter o contato com o Samuel foi uma experiência muito boa para a nossa turma. Mostrou como o trabalho de toda a equipe do MSF é importantíssimo. Foi um choque de realidade em que vimos um pouquinho desse grande projeto e a existência de uma vasta diferença social e econômica. Por meio de fotos, Johann relatou suas missões em diferentes lugares, encontrando diferentes culturas e realidades. “Com toda a certeza, essa foi uma conversa muito necessária, visto que despertou em muitos alunos o sentimento de empatia. Temos muito a agradecer também ao professor Tiago que nos proporcionou essa experiência, conseguiu com que tivéssemos esse contato mais direto, acreditando que, a partir dele, poderiam surgir novos profissionais que se interessassem pelo aspecto social da profissão”. 

Para a estudante Isabelli Gardin Bonaldo, “a possibilidade de ouvir por algumas horas os relatos da experiência do Samuel na ONG nos permitiu esclarecer muitas dúvidas sobre a ONG. Foram narrativas que demonstram muita humanidade, generosidade e amor ao próximo, permeados por propósitos que dão outro sentido para a vida”, indica a estudante. 

Gabriel Henkes Felix comenta que a aula que contou com a participação de Samuel Johann representou um marco em sua trajetória enquanto pessoa e futuro profissional da saúde. “Por meio dessa conversa pude perceber a real importância do comunitarismo enaltecido em projeto e reafirmar ainda mais o meu propósito enquanto futuro profissional”. 

A estudante Fabia Mesquita Boff também relata sua experiência. “Com a aula de Temas Contemporâneos conseguimos nos aprofundar nos mais diversos assuntos sociais, que são indispensáveis para a formação do médico, visto que temos contato direto com a população nos atendimentos do ambulatório, na Unidade Básica de Saúde e no hospital. Pudemos conhecer um pouco mais sobre o trabalho humanitário, os desafios nada fáceis, mas também as recompensas emocionais de propósito e amor que ajudar o próximo em condições de vulnerabilidade proporciona aos envolvidos. Sem dúvidas, foi uma experiência incrível”, completa a estudante. 

Divulgação

Samuel Felipe Johann e Médicos Sem Fronteiras

Johann é diplomado há quase dez anos. Atualmente é coordenador de Projetos e Emergências pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), sediada na Europa. Sua função envolve: o diálogo com grupos armados, governos, organizações internacionais e lideranças tradicionais, a análise de contexto e estruturação de respostas de emergência para salvar vidas; a supervisão geral dos departamentos em projetos de larga escala e orçamentos multimilionários; a construção e a gestão de hospitais, atividades em campos de deslocados, clínicas móveis; e o cuidado pela segurança e bem-estar das equipes em terrenos de conflito. Samuel realiza também mentoria para novos líderes na organização. Já atuou em Guiné, Moçambique, Sudão do Sul, Nigéria, Angola, Afeganistão, Brasil e Camarões.

Logo ods