Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ana Paula Vieira Labres

Univates sediará em Lajeado parte de treinamento de alto nível da Força Nacional de Segurança

Postado as 24/01/2022 15:39:54

Por Assessorias de Imprensa da Univates e da Prefeitura de Lajeado

Atendendo ao pleito de Lajeado, a Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) confirmou a realização no município de um curso de alto nível, chamado Instruções de Nivelamento de Conhecimento (INC), destinado a policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, peritos e efetivos lotados em Unidades de Operações Especiais. 

O curso tem previsão de iniciar em 10 de março e encerra no dia 28 de março. Parte dele será realizado na Universidade do Vale do Taquari - Univates, com a ocupação de salas de aula no campus para as atividades teóricas. 

Os profissionais dos três Estados da região Sul que fizerem o curso poderão integrar a Força Nacional e ser chamados para atuar em operações especiais. Ao todo, cerca de 300 agentes devem participar da iniciativa, sendo a maioria deles do Rio Grande do Sul. 

Dos 300 agentes, 100 são policiais militares, 60 bombeiros militares, 70 policiais civis, 20 peritos e 40 agentes de Unidades de Operações Especiais. O custeio para realização do curso ficará sob responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).  

As tratativas da Prefeitura de Lajeado para viabilizar a concretização desse curso no município iniciaram em outubro do último ano, lembra o secretário de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli. 

Sobre a Força Nacional de Segurança Pública

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os Estados e o governo federal que permite a execução de atividades e serviços voltados à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas. 

Ela é integrada por policiais dos Estados, que recebem um treinamento específico - a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) -, sendo submetidos a treinamento físico e intelectual, abordando disciplinas como Direitos Humanos, uso diferenciado da força e outras específicas para cada tipo de atividade (polícia ostensiva, polícia judiciária, perícia e bombeiro militar).

Quando um Estado, o Distrito Federal ou a União enfrentam uma situação grave de ameaça à segurança, podem solicitar o apoio da Força Nacional para atuar no seu Estado. Com sede em Brasília, esses profissionais estão sempre prontos a agir. A Força Nacional caracteriza-se então pelo fato de profissionais das polícias dos Estados auxiliarem o Estado solicitante, em um processo coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Logo ods