Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor da Universidade de Rostock, da Alemanha, palestra no PPGAD

Postado as 25/01/2022 09:23:08

Por Nicole Morás

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou, na manhã da última segunda-feira, 24, uma atividade de internacionalização com a palestra “Resíduos Sólidos/Economia Circular/Energia”, proferida pelo professor doutor da Universidade de Rostock, da Alemanha, Abdallah Nassour. A atividade fez parte da disciplina Energia e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo professor Odorico Konrad.

De acordo com o professor Nassour, houve cinco marcos legais no processo de transformação da gestão de resíduos para a economia circular na Alemanha, que foi o primeiro país da Europa a adotar e implementar uma legislação assim em 1991, quando houve uma ação do Ministério do Meio Ambiente para a implementação de um sistema dual com participação dos órgãos públicos e da indústria.

A legislação previa a responsabilidade do produtor pelos resíduos das embalagens, com os objetivos de aumentar a eficiência dos resíduos, maximizar a coleta seletiva e centralizar a gestão de resíduos. 

Em complemento à fala do convidado, Konrad, que é docente da Univates, acrescentou que foi essa ação que gerou a inversão no índice de resíduos enviados para aterros sanitários e para reciclagem.

Foi como consequência desse primeiro marco que, a partir de 2002, houve o aumento da reciclagem e a diminuição de lixo residual, especialmente a partir de 2004 com o segundo marco legal, que consistiu no lançamento de instruções técnicas para a gestão de resíduos municipais.

Conforme o professor Nassour, 10 anos mais tarde, em 2014, houve um novo aspecto importante para a gestão de resíduos sólidos, com a separação dos resíduos orgânicos sendo obrigatória e sanções previstas para o cidadão que não cumprir a legislação.

Em 2017 aconteceu o quarto marco com a ordenação dos resíduos comerciais, que buscava reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente, e, em 2019, o quinto marco histórico com o Ato das Embalagens, uma legislação voltada ao comércio que buscou reduzir os impactos negativos dos resíduos de embalagens no meio ambiente e aumentar as taxas de reciclagem
Professor Abdallah Nassour

 

Nassour também apresentou os tratamentos disponíveis para os diferentes tipos de resíduos, incluindo resíduos biológicos e materiais recicláveis. O professor esclareceu ainda que o sistema de gestão de resíduos é formado pela legislação federal, as ações municipais, um sistema técnico, a ação dos cidadãos e a educação.

Inscrições abertas

Até o dia 11 de fevereiro, a Univates recebe inscrições para o processo seletivo complementar do PPGAD. Estão disponíveis 15 vagas para o mestrado e cinco vagas para o doutorado para aulas da modalidade regular, com início em março. As inscrições podem ser feitas em www.univates.br/ppgad/processo-seletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgad@univates.br.