Do projeto derivam ações como oficinas de simulação de processos decisórios em Relações Internacionais, nos quais os alunos assumem o papel de países e organizações internacionais e tomam decisões como se fossem os líderes dos Estados e entidades. Atualmente o projeto tem o envolvimento de dois docentes: o coordenador, professor Mateus Dalmáz, e a colaboradora, professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar; e também de uma bolsista de extensão, Anacarolina Marcolin.
Nas escolas, os estudantes que participam são estimulados a pensar sobre conceitos de ciência política, de Relações Internacionais e de economia; história das relações internacionais e da política externa brasileira; atualidades sobre diplomacia, geopolítica, segurança internacional, economia internacional, política internacional e inserção internacional do Brasil. Esses temas são úteis para complementar o ensino de, especialmente, História e Geografia para os jovens, disciplinas presentes nas grades curriculares do Ensino Básico.
Além da extensão, que é a aproximação da Universidade das comunidades de seu entorno, iniciativas de pesquisa também são derivadas do projeto, com estudos sobre temas pontuais de Relações Internacionais (como a Era de Trump) e da política externa brasileira (como a política de migrações).
Escolas interessadas em realizar atividades podem entrar em contato com a equipe do projeto por meio do e-mail dalmaz@univates.br.
