Coordenador do PPGEnsino participa de evento na Espanha

Postado as 11/02/2022 14:05:49

Por Nicole Morás

Espanha é o destino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Lá, o coordenador, doutor Rogério Schuck, participa do Congreso Internacional “Pensar nuestro tiempo: Modernidad/Postmodernidad (Homenaje a Gianni Vattimo y Hans-Georg Gadamer”), realizado pela Cátedra Internacional de Investigación en Hermenéutica Crítica HERCRITIA e o Departamento de Filosofía, Antropología, Sociologia e Estética da Universidade de Castilla - La Mancha.

Divulgação

Durante o evento, nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, Schuck proferiu a conferência “Pensar com Hans-George Gadamer em tempos tecnológicos”. A atividade integra a mesa “Homenaje a Hans-Georg Gadamer: 20 anos de seu falecimento”. O professor explica que sua fala foi fundamentada no pensamento do filósofo, bem como do seu mestre Heidegger,  e no contexto da pandemia. Conforme Schuck, a linguagem-cálculo é predominante no cotidiano.

As pessoas não conseguem ver importância no que não pode ser medido pelo cálculo. Por isso, a religião e a filosofia vem perdendo espaço na vida das pessoas. O uso dessa linguagem produz uma nova racionalidade dentro do contexto contemporâneo que engloba, por exemplo, a inteligência artificial, que nos traz uma linguagem-cálculo probabilística. Com isso, começamos a tomar cada vez mais decisões baseadas na Inteligência Artificial
Rogério Schuck, coordenador do PPGEnsino

O professor explica que “não é tanto aquilo que nós fazemos no uso da técnica, e hoje podemos acrescentar no uso da tecnologia digital, mas é muito mais o que acontece conosco e como vai mudando nosso comportamento, nosso modo de ser através deste fazer. O modo de ser do homem contemporâneo está sendo profundamente modificado pela essência da técnica. A técnica produz algo que resulta na transformação do modo de ser dos seres humanos”, acrescenta.

Transpondo a análise para o contexto do ensino, Schuck acredita que em tempos pandêmicos, o smartphone pode ser um bom exemplo e se mostrou muito eficiente para que milhões de jovens no Brasil pudessem continuar seus estudos e acessar as orientações de seus professores. “Desse modo, foi possível buscar materiais e informações que professores transmitiam de modo virtualizado, não raro dialogando em tempo real. Então a questão não está tanto no uso que fazemos, que pode ser muito produtivo, mas o que acontece conosco acima do nosso querer”, finaliza ele.

Divulgação

Doutorando realiza sanduíche na Espanha

Além da participação no evento, outra ação de internacionalização realizada pelo PPGEnsino é a realização da pesquisa do doutorando José Alberto Romaña Díaz, que foi contemplado com bolsa do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE). Esta foi a primeira vez que um aluno do PPGEnsino é contemplado com esse tipo de bolsa, uma promoção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram