Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Professor cria canal no YouTube para popularizar conhecimento na área do movimento humano

Postado as 15/02/2022 13:36:45

Por Lucas George Wendt

O professor Carlos Leandro Tiggemann, da área de Ciências da Vida da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com o surgimento da pandemia de covid-19 se viu desafiado a pensar em como reinventar sua sala de aula. Por isso, depois de amadurecer um projeto, em 2021 ele lançou um canal no YouTube, o “Estudando com o prof. Tiggemann”, para popularizar conhecimento na área do movimento humano. 

Divulgação/Acervo pessoal

Tiggemann é docente dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Univates e ministra disciplinas como Fisiologia do Exercício, Cinesiologia, Biomecânica, Medidas e Avaliação em Atividade Física e Saúde, Avaliação e Prescrição de Exercícios Aeróbicos, e Musculação. Essas são áreas cujos conhecimentos são atualizados com frequência, conforme novos estudos são publicados, e cujos resultados podem impactar o trabalho do profissional. 

O professor detalha sua ideia. “No começo gravei dois vídeos, sem saber como seria, e eventualmente os uso até hoje”. Após, o docente decidiu produzir mais vídeos, aliando essa produção de conteúdo ao desejo de ler mais literatura científica da área. Para ser preciso: ele estabeleceu a meta de ler 52 artigos científicos, ou seja, um por semana, ao longo de um ano. 

Esse é o material sobre o qual ele se debruça nos vídeos, buscando referências, cruzando informações e comparando materiais para oferecer conteúdo científico de qualidade aos estudantes da Univates e aos seguidores do canal. “Minha proposta é ajudar os estudantes, profissionais de Educação Física e os demais inscritos no canal a interpretar as informações científicas da nossa área, explicando os detalhes do processo de produção de conhecimento sobre o movimento humano. Nos vídeos, passamos a olhar pela interpretação dos gráficos e tabelas, pelo entendimento estatístico de cada estudo analisado; pela compreensão das limitações metodológicas das pesquisas; e também relevância clínica dos estudos que discuto”, explica.  

Tiggemann acredita que o canal no YouTube seja uma extensão de seu fazer docente. Parte dos conteúdos que o professor aborda em seus vídeos tem origem nas discussões que acontecem na sala de aula, que no YouTube o professor amplia, procura por diferentes fontes, gera análises e compartilha o conhecimento gerado sobre determinado assunto. “Por enquanto vou criar conteúdo no formato de vídeos para o YouTube. Talvez no futuro eu possa promover discussões com outros profissionais, realizar lives e eventos”, projeta. 

Os vídeos são publicados nas quintas-feiras e o docente pretende seguir produzindo. “Meu objetivo principal é, como professor, estimular os estudantes, os diplomados e os profissionais em geral a se atualizarem”. O professor observa que, em geral, depois da graduação, se não segue carreira acadêmica, o profissional não lê mais artigos científicos, por exemplo. E os artigos científicos são uma fonte de atualização constante. “Quero facilitar esse processo de busca de informação de qualidade, já que o profissional em geral também não tem tempo para isso”. Tiggemann revela ter recebido feedback positivo dos colegas, alguns dos quais diplomados da Univates e seus ex-alunos. 

Logo ods