Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Artur Dullius

Cursos de Educação Física da Univates estão com novo currículo compartilhado

Postado as 16/02/2022 14:18:49

Por Lucas George Wendt

Os cursos de Educação Física da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão adotando uma nova grade curricular comum. A partir de agora, o interessado em qualquer um dos cursos, com três diferentes modalidades de ingresso na Universidade - no curso presencial, o bacharelado e a licenciatura; no curso EAD, a licenciatura -, ingressará em uma grade curricular comum que, após dois anos, se torna específica, de acordo com o interesse do estudante em concluir a graduação como bacharel ou licenciado. Com a mudança, a obtenção do segundo diploma também fica facilitada. 

As alterações foram realizadas visando a atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Educação Física e têm impacto para aqueles interessados que ingressarem no ensino superior na área a partir de 2022 em todos os cursos do Brasil. Os colegiados dos três cursos, na Univates, estudaram as Diretrizes Nacionais, envolveram-se em formação em âmbito nacional para trabalhar no processo de adaptação para atender as macrodiretrizes e reorganizaram as matrizes curriculares internas, visando a atender, com qualidade, todos os aspectos pedagógicos previstos nacionalmente. 

Lucas George Wendt

Professora Claudia Horn

Professora Claudia Horn

Conforme a coordenadora dos cursos de Licenciatura ofertados na modalidade EAD da Univates, professora Cláudia Inês Horn, “a alteração nacional visa a proporcionar uma formação comum, nos dois primeiros anos de curso, inserindo os estudantes tanto nos espaços escolares quanto nos espaços não escolares”. Historicamente a dupla titulação na área já é uma prática comum e agora fica mais fácil. A coordenadora detalha que quem conclui a licenciatura, por exemplo, rapidamente pode fazer bacharelado, ou vice-versa, pois já tem dois anos de curso integralmente aproveitados. Além disso, as novas diretrizes ampliam a carga horária de estágio obrigatório nas licenciaturas, item que proporciona maior aprendizagem já na formação inicial, inserindo o estudante no mercado de trabalho docente e nos ambientes escolares.

Os cursos de Educação Física da Univates buscam formar profissionais autônomos com conhecimento técnico-científico e humanístico, qualificados para a atuação nas diferentes áreas de sua habilitação profissional - como bacharel ou como licenciado - e atendendo às necessidades locorregionais, com ênfase nos campos da saúde e inclusão e do treinamento físico-esportivo.

Para mais informações, a coordenação dos cursos está à disposição por meio do telefone (51) 3714-7000, ramal 5085, ou dos e-mails educacao-fisica-lic@univates.br; educacao-fisica-bel@univates.br ou licenciaturas-ead@univates.br.   

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods