Apenados da 8ª Região começam a frequentar aulas de graduação da Univates

Postado as 18/02/2022 09:45:03

Por Imprensa da Susepe

Divulgação/Susepe

Na última segunda-feira (14), cinco apenados selecionados para vagas em cursos de Educação a Distância (EAD) na Universidade do Vale do Taquari - Univates deram início a aulas no Presídio Estadual de Arroio do Meio (Peam). As graduações escolhidas foram nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Administração e Gestão Financeira.

As bolsas fazem parte de um acordo de cooperação assinado no final de 2021 entre o Governo do Estado e a Fundação Univates. Ao todo, 11 detentos das unidades prisionais de Lajeado, Arroio do Meio e Venâncio Aires participaram do processo seletivo realizado no mês passado pelo Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja).

Dentre os apenados selecionados está João. Ele decidiu fazer o curso de TI devido a uma experiência prévia que possui na área. Agora, com a possibilidade de graduação, projeta novas oportunidades no mercado de trabalho após o cumprimento da sua pena. “É uma área que eu gosto desde adolescente. Sempre tive o sonho de me tornar um profissional”, conta. “Não é fácil conseguir uma chance como essa. Espero aproveitar e dar uma vida melhor para a minha família”, complementa.

Outro detento selecionado, que escolheu o curso de Administração em razão das diversas possibilidades de trabalho que a área oportuniza, também demonstrou satisfação com a oportunidade. “Me sinto honrado por fazer essa graduação. Espero que, depois do cumprimento da minha pena, as pessoas me vejam como alguém que deu a volta por cima, e não como um ex-presidiário. Estou ansioso para ver como vai ser daqui pra frente”, destaca.

Com a iniciativa, a 8ª Região Penitenciária passa a ter dois polos de estudo prisional: um no Vale do Rio Pardo e um da Univates, no Vale do Taquari. Até o final do ano, o objetivo da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) é expandir as parcerias com universidades para todas as regiões do Estado, ofertando um total de 50 vagas no ensino superior. Para a realização das aulas, o Neeja Liberdade fez a doação de cadernos, lápis, borrachas e canetas aos alunos.

“Foi dado um grande passo para que possamos oferecer, com o Peam, uma educação de ensino superior às pessoas privadas de liberdade. Certamente é uma possibilidade concreta para uma efetiva mudança da condição de vida”, salientou a delegada penitenciária da 8ª Região da Susepe, Samantha Longo.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods