Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Após três semestres, Univates recepciona novos intercambistas no campus, em Lajeado

Postado as 22/02/2022 13:42:29

Por Lucas George Wendt

Com o início do primeiro semestre letivo de 2022, a Universidade do Vale do Taquari - Univates está recepcionando novamente no campus, pela primeira vez desde o começo de 2020, novos estudantes que realizarão intercâmbio acadêmico na Instituição. Partindo de cinco países diferentes - Suécia, Bolívia, Peru, Colômbia e Argentina -, o grupo, composto por 11 estudantes, estará no Vale do Taquari até o fim do semestre. 

O grupo que chega na Univates é o incoming - termo do inglês que descreve aqueles que estão chegando a algum lugar. Os graduandos são da Corporación Universitaria Americana (Colômbia), Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), Universidad Franz de Tamayo (Bolívia), Halmstad University (Suécia) e Universidad Científica del Sur (Peru). 

Na Univates, na segunda-feira, 21, parte do  grupo foi recepcionado pela gerente do Escritório de Relações Internacionais (ERI), a professora Viviane Bischoff, em conjunto com a equipe do setor. Na ocasião os intercambistas também puderam conhecer detalhes sobre as rotinas acadêmicas na Universidade e atribuições das diferentes áreas e setores. 

Divulgação/Acervo pessoal

Sabrina Rinland





Expectativas

Uma das intercambistas é Sabrina Rinland, de 22 anos, estudante na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina. “Eu vou participar das aulas do 9° semestre do curso de Medicina e eu vou morar na residência da Univates. Estou muito emocionada pela oportunidade de conhecer o Brasil, sua gente, sua cultura, suas paisagens, suas comidas, sua música e muitas coisas mais”, descreve a estudante. “Tenho muitas expectativas neste semestre de intercâmbio. A Univates parece um lugar precioso para estudar”.

Divulgação/Acervo pessoal

Tekla Tingström

Tekla Tingström

Da Suécia, Tekla Tingström e Emma Fransson chegaram a Lajeado recentemente. Na Univates, Tekla vai realizar seu trabalho final do bacharelado em Ciências Ambientais e Sustentáveis. “Nós duas estudamos na Universidade de Halmstad, no sudoeste da Suécia. Eu estudei botânica e estou interessada em ecologia e fisiologia de plantas. Este é meu último ano de estudos. Por isso, vejo esse intercâmbio como uma oportunidade maravilhosa de me conectar com novas pessoas e experiências que beneficiarão meu futuro. Espero conhecer a cultura brasileira e os ambientes tropicais”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Fernanda Miyagi


Fernanda Etsuko Miyagi Pita vem de Lima, no Peru. Atualmente faz parte da Runway, ONG peruana de conservação e pesquisa marinha. A jovem é estudante de Biologia Marinha na Universidade Científica del Sur. “Espero que este intercâmbio internacional  na Univates enriqueça significativamente meus conhecimentos, não apenas acadêmicos, mas também cultural e socialmente”, diz ela.

 “Sinto que esta oportunidade me dará uma visão mais ampla das ciências biológicas além da biologia marinha. Não só será benéfico e enriquecedor para mim, mas também para as pessoas que encontro durante o intercâmbio, pois poderia gerar um grande intercâmbio de ideologias, culturas etc.”, projeta. Falando sobre como se sentiu durante a pandemia, Fernanda demonstra expectativa em relação às experiências que vai viver nos próximos meses. “Acho que esses últimos dois anos foram difíceis para todos, principalmente para aquelas pessoas que buscam uma carreira relacionada à ciência, já que quase 50% da carreira é sair em campo ou fazer experiências em laboratório. Por causa da pandemia, perdemos aquela parte maravilhosa e emocionante da carreira, que tirou a motivação de muitos colegas, inclusive eu”, revela. “Por isso, participar deste intercâmbio estudantil será uma experiência nova com um ambiente e uma metodologia completamente diferentes dos que estou acostumada, que me tirará da minha zona de conforto, me impulsionando a desenvolver meu lado pessoal e profissional”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Nati D'Anna

Nati D'Anna

 



A estudante Natália D’Anna, da Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), conta que está animada em estar na Univates. “As pessoas já foram muito gentis comigo! Espero compartilhar muito da cultura brasileira e fazer novos amigos”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Valerie Charris


A estudante Valerie Charris, do bacharelado em Educação Bilíngue pela Corporación Universitaria Americana de Colômbia, em Barranquilla, estudará disciplinas do curso de Letras na Univates. “Me sinto muito animada para viver essa experiência internacional e ter contato com outra cultura e idioma enquanto estudo e, ao mesmo tempo, dou um impulso na minha carreira e no meu crescimento como pessoa. Estou muito feliz por ter escolhido a Univates para meu intercâmbio estudantil, pois é uma universidade que foca na qualidade do ensino, na inovação da educação e no desenvolvimento sustentável”.   

O grupo outgoing 

Os estudantes da Univates que partem para o intercâmbio são os outgoing - termo emprestado do inglês que se refere àqueles que estão saindo. No momento, 25 estudantes da Univates estão realizando intercâmbio na América do Norte, América do Sul e Europa.  

Alemanha - Hochschule Mittweida - 1

Argentina - Universidad Nacional de Cuyo - 2

Áustria - FH Vorarlberg - 1

Canadá - Concordia University of Edmonton - 2 (1 graduação e 1 PPGCM)

Chile - Universidad Bernardo O'Higgins - 1

Espanha - Universidad Catolica de Murcia - 1

Espanha - Universidad de Santiago de Compostela - 1

Itália - Università di Pisa - 1

Noruega - University of South-Eastern Norway - 1

Portugal - Instituto Politécnico de Leiria - 8 (7 novos e 1 prorrogado)

Portugal - Universidade do Porto - 3

República Tcheca - Univerzita Hradec Králové - 3

 

Padrinho Internacional 

Com a chegada dos estudantes internacionais à Univates, retomou-se o projeto Padrinho Internacional. Após seleção, no momento, 17 novos padrinhos estão disponíveis para auxiliar os intercambistas que chegaram. 

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods