Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

No México, vice-reitora acompanha discussões sobre Ensino Superior

Por Lucas George Wendt

Postado em 04/03/2022 14:40:34


Compartilhe

Na última semana, a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, esteve no México, no Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, acompanhando discussões sobre o Ensino Superior. Cerca de 40 gestores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras participaram de 17 conferências ao longo da semana. As atividades aconteceram em uma das instituições que inspiraram a implementação do Aula+ na Univates. 

O Tec de Monterrey é uma instituição de referência em educação superior no México e idealizador de um modelo de formação chamado Tec 21, adotado desde 2019, quando todos os cursos oferecidos foram remodelados para uma formação mais tecnológica e centrados em quatro pilares: desafios, currículo flexível, professores inspiradores e vivência memorável. Nesse sentido, o Tec 21 foi uma inspiração para a Univates implementar em 2020 a proposta do Aula+ e seus princípios norteadores, como criação, experimentação, aprendizagem, transversalidade e alteridade. “Assim como no Tec, a proposta do Aula+ valoriza a aprendizagem na sala de aula e fora dela, além dos momentos de estudo, que também podem ser realizados com o uso das tecnologias. Outra semelhança é que as aulas são organizadas a partir de demandas da comunidade, sejam empresas, poder público ou outras organizações, e, com isso, enchem-se de significado juntamente com o conteúdo objeto de cada aula”, explica Fernanda.

“Foi interessante estar lá para verificar que o modelo do Tec de Monterrey tem funcionado, que os estudantes estão felizes com sua experiência (conversamos com estudantes que compartilharam conosco suas percepções) e que já vivem outro tipo de relação com a universidade. De certa forma, confirma as nossas escolhas para o Aula+, que já dão frutos que, logo mais, serão ainda mais notáveis. De tudo isso, é possível constatar que a proposta do Aula+ da Univates está muito sintonizada com o que há de mais atual em Ensino Superior no mundo”, complementa a vice-reitora. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar