O empreendedorismo pode ser resumido, conforme a ampla literatura acadêmica da área, como mais do que pensar em um negócio próprio. É a capacidade que o indivíduo tem de identificar os problemas, transformar as dificuldades em oportunidades, desenvolver soluções, procurar recursos e impactar positivamente a sociedade. É nesse cenário que surge também o conceito de empreendedorismo social, corrente teórica que fundamentou projetos sociais desenvolvidos nos cursos técnicos em Alimentos, Química, Design de Interiores e Segurança do Trabalho da Universidade do Vale do Taquari - Univates ao longo do semestre 2021B.
Ao todo, 42 estudantes estiveram reunidos em 13 grupos, que propuseram ações de empreendedorismo social e executaram todos os projetos, alguns em sala de aula e outros nas comunidades locais dos estudantes. “Os trabalhos foram excelentes”, destaca a coordenadora do curso técnico em Administração, professora Denise Zen. “Empreendedorismo social é fazer a diferença na vida das pessoas, com custo zero e assim, contribuir para evolução e um mundo melhor para se viver”.
Inscrições abertas
O Técnico em Administração é um dos 26 cursos técnicos que recebem inscrições na Univates. Para esses cursos, não é necessário realizar vestibular. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 3714-7000. Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
