Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mimi Thian/Unsplash

Nos cursos técnicos, estudantes da Univates realizam projetos de empreendedorismo social

Postado as 08/03/2022 11:20:54

Por Lucas George Wendt

O empreendedorismo pode ser resumido, conforme a ampla literatura acadêmica da área, como mais do que pensar em um negócio próprio. É a capacidade que o indivíduo tem de identificar os problemas, transformar as dificuldades em oportunidades, desenvolver soluções, procurar recursos e impactar positivamente a sociedade. É nesse cenário que surge também o conceito de empreendedorismo social, corrente teórica que fundamentou projetos sociais desenvolvidos nos cursos técnicos em Alimentos, Química, Design de Interiores e Segurança do Trabalho da Universidade do Vale do Taquari - Univates ao longo do semestre 2021B.

Ao todo, 42 estudantes estiveram reunidos em 13 grupos, que propuseram ações de empreendedorismo social e executaram todos os projetos, alguns em sala de aula e outros nas comunidades locais dos estudantes. “Os trabalhos foram excelentes”, destaca a coordenadora do curso técnico em Administração, professora Denise Zen. “Empreendedorismo social é fazer a diferença na vida das pessoas, com custo zero e assim, contribuir para evolução e um mundo melhor para se viver”. 

Lucas George Wendt

Pâmela Santoni

Pâmela Santoni

Treinamentos em segurança

Dentre os trabalhos apresentados está o do grupo composto por Maria Fernanda Flores Andrade, Josiane Schwengber e Pâmela Santoni. O trio é estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Pâmela, estudante do final do curso, explica a iniciativa que ela e as colegas desenvolveram. “Nosso grupo ‘criou’ uma empresa de treinamentos de segurança, já que era nossa área, e depois aplicamos um treinamento que havíamos planejado durante o projeto”, detalha a estudante. 

“Debatemos muitas vezes para chegar aos acordos necessários entre nós. Como organizamos o projeto pensando na nossa área, foi mais fácil, pois sabíamos o que podíamos usar como elementos e como iríamos aplicar os conhecimentos de segurança no trabalho à área do empreendedorismo”. Ao final da experiência, ficou claro como o conceito de empreendedorismo é amplo. 

Carolina Lenz Machado

Divulgação/Acervo pessoal

Brechó

A estudante Carolina Lenz Machado, de Venâncio Aires, matriculada no curso de Design de Interiores, esteve reunida com as colegas Ana Julia Kunz, Ana Paula Becker, Bruna Letícia de Souza Nicolay e Cândida Goergen. O projeto do grupo foi pensado para gerar arrecadação de alimentos, roupas e remédios com o objetivo de ajudar abrigos de cães e gatos. O material arrecadado foi posteriormente doado para abrigos, instituições que, na maioria das vezes, não conseguem arcar com todos os custos das suas atividades. Para a estudante, o maior destaque do trabalho foi perceber o empenho dos envolvidos para fazer a ideia acontecer. “E ver que deu certo e trouxe resultados positivos”, complementa. 

Divulgação/Acervo pessoal

Cilene de Brito Vaz

Cilene de Brito Vaz

365 violetas

Cilene de Brito Vaz, Cristiano Lima Paz, Dizieli B. S. Koehler, Gustavo Henrique Feil e Matías Andrés Rodríguez Weber compuseram outro grupo, o idealizador da iniciativa “365 violetas”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de próstata e o de mama. Cilene é de Fazenda Vilanova e cursa o Técnico em Química. “Pensamos em um projeto simples, de baixo custo, com o objetivo principal de levar informação a toda a população sobre o risco do câncer de mama e do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. Temos o intuito de estender o projeto durante o ano todo, por isso o nome ‘365 violetas’. Criamos um cronograma bem diversificado e com ações que sejam possíveis de introduzir em nossa comunidade”, observa a estudante. Cilene detalha que já existe uma iniciativa similar, mas o grupo adaptou a ideia de forma a torná-la mais abrangente. “Como se trata de um projeto sobre o câncer de mama e o de próstata, tenho certeza de que nosso projeto leva um pouco de esperança e alegria ao público-alvo. 

Inscrições abertas

O Técnico em Administração é um dos 26 cursos técnicos que recebem inscrições na Univates. Para esses cursos, não é necessário realizar vestibular. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 3714-7000. Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods