Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates seleciona voluntários universitários para participar de estudo científico

Postado as 09/03/2022 11:17:51

Por Lucas George Wendt

Alina Grubnyak/Unsplash

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está selecionando voluntários para uma pesquisa que investiga as possíveis relações entre dependência alimentar, desregulação emocional e déficits nas funções executivas em uma comunidade universitária. 

A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) e conta com o envolvimento das professoras pesquisadoras Verônica Contini e Joana Bucker e das mestrandas Nandara Marcos, Alessandra Andrejew Simões e Denise Scheibe. Nandara é a proponente do projeto. 

A amostra principal desse estudo será constituída por voluntários adultos, com idade entre 18 e 65 anos, de ambos os sexos, estudantes universitários. Dessa forma, alunos da Univates podem se candidatar para participar do estudo. A coleta de dados é contínua, portanto os voluntários poderão se inscrever a qualquer momento, enviando e-mail para o endereço nutrigeneticauni@gmail.com

Todos os participantes preencherão um protocolo geral de coleta de dados, realizarão coleta de material biológico para análise bioquímica, e preenchimento de escalas, como a Escala Modificada de Dependência Alimentar de Yale e a Escala de Dificuldade de Regulação Emocional, e também passarão por uma bateria de testes de funções executivas.

Os voluntários receberão os resultados dos exames bioquímicos referentes aos níveis séricos de colesterol total, lipoproteína de alta densidade (HDL-colesterol), triglicerídeos, glicose, creatinina, transaminase glutâmico oxalacética (TGO), transaminase glutâmico pirúvica (TGP) e Proteína C Reativa (PCR Ultrassensível). 

O estudo 

A dependência alimentar é definida como uma condição em que o indivíduo desenvolve um desejo por certos alimentos específicos, ricos em carboidratos, gorduras, sal e hiperpalatáveis, na busca por aliviar estados emocionais negativos ou encontrar um alto estado de prazer. 

Esses alimentos possuem propriedades viciantes, e o consumo desenfreado pode provocar no indivíduo comportamentos semelhantes aos observados na dependência das drogas de abuso, envolvendo distúrbios neuropsicológicos, comportamentais e sociais. Estudos de imagem cerebral realizados com indivíduos com dependência alimentar mostraram ativação do sistema de recompensa no cérebro, alterações neuroquímicas e déficits nas funções executivas quando há o desejo e/ou consumo desses alimentos. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods