Um seminário nacional sobre os Programas Institucionais de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) aconteceu esta semana, entre os dias 8 e 9. O encontro virtual tinha como público-alvo instituições interessadas em participar das ações e foi transmitido pelo canal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no YouTube.
Os objetivos do evento são tratar dos novos editais, apresentar as perspectivas para os certames e debater o contexto da formação de professores, a partir do qual serão planejados os novos projetos Pibid e RP para 2022. Além disso, os participantes da edição atual compartilharam experiências formativas dos programas. O seminário deu continuidade às atividades iniciadas com webconferências, que reuniram os coordenadores institucionais dos dois programas nos dias 16 e 17 de fevereiro.
“Pibid e RP são programas que precisam ser compreendidos como fundantes da política de formação de professores do País juntamente com outros programas, e precisam ser políticas de Estado. Vamos seguir esperançando para essa efetivação, com andamento do Projeto de Lei 3970/2021 em tramitação”, explica Cristiane.
Conforme a docente e presidente do ForPibid-RP, os programas representam um espaço das universidades que oportuniza a qualificação dos cursos, a articulação entre diferentes cursos de licenciatura e programas de pós-graduação, a reelaboração dos currículos e a aproximação da profissão à formação. “Esses dois dias, que encerram um ciclo de debate sobre os novos editais dos programas Pibid e RP, foram muito produtivos e inspiradores para a elaboração dos novos projetos”.
Os programas
O Pibid é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), e oferece aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas. O Programa de Residência Pedagógica é parte da mesma política do MEC, criado para induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Nele o licenciando inicia sua imersão na escola de educação básica na segunda metade do seu curso.
Programação
8 de março de 2022
Programação
- 10h: Mesa de Abertura:
• Cláudia Mansani Queda de Toledo – Presidente da Capes
• Carlos Cezar Modernel Lenuzza – Diretor da DEB/Capes
• Milton Sampaio Castro de Oliveira – Diretor da DTI/Capes
• Cristiane Antonia Hauschild Johann – Presidente do ForPibid-RP/Univates
- 10h30min: Palestra - A formação inicial de professores sob a gestão da Capes: Pibid e Residência Pedagógica
* Carlos Cezar Modernel Lenuzza – Diretor da DEB/Capes
- 12h: Intervalo (almoço)
- 14h30min: Instrumentos de gestão e avaliação dos programas: Plataforma EB e questionários - Equipe Técnica da DEB
- 16h: Intervalo
- 16h30min: Perspectivas para os novos editais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica - Equipe Técnica da DEB
- 17h: Encerramento
9 de março de 2022
Programação
- 9h às 12h: Experiências formativas do Pibid e RP:
* Centro-Oeste: UDF – Janete Cardoso dos Santos;
* Nordeste: UEPB – Paula Almeida de Castro;
* Norte: Unifap – Cilene Campetela;
* Sudeste: Unicamp – Eliana Ayoub;
* Sul: Unipampa – ngela Maria Hartmann e Claudete da Silva Lima.
- 14h: Palestra - O que dizem as estatísticas sobre a formação e a profissão docente
* Carlos Moreno – Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep?.
- 15h30min: Encerramento.
