Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Doutorando em Ensino na Univates recebe título da Academia Luso-Brasileira de Letras do RS

Postado as 16/03/2022 15:30:29

Por Lucas George Wendt

O doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - Univates Luís Felipe Pissaia recebeu o título de “Imortal” pela Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul (ALBL-RS) no último sábado, 12. Pissaia atua nos cursos de educação continuada e já foi docente do curso de Enfermagem. 

O título de representatividade para um escritor do Vale do Taquari é um reconhecimento à atuação profissional de Pissaia em defesa da ciência e, sobretudo, à paixão pela escrita - que alavanca a pesquisa e a formação acadêmica do docente. 

Aos 29 anos, Pissaia é mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. São mais de 100 artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, além de uma prolífica produção textual divulgada em jornais e revistas de todo o estado desde 2016. 

Nicole Morás



“O título é uma honraria intelectual em nível internacional, acompanhada de responsabilidades, dentre as quais o comprometimento com as causas sociais principalmente relacionadas à educação e disseminação de conhecimento à humanidade”, observa Pissaia. Ele complementa que, para um pesquisador e escritor, a obra de vida é a doação de conhecimento para a humanidade. 

Divulgação/Acervo pessoal





“Receber o título de ‘Imortal’ é a certeza de que essa obra permanecerá viva nas próximas gerações, impulsionando o desenvolvimento das comunidades e preservando a intelectualidade humana”, acrescenta. 

“A ciência para mim é um terreno amplo a ser desbravado. Estudo com afinco processos próprios da enfermagem, como a Sistematização da Assistência de Enfermagem, bem como as suas nuances no ensino e na aprendizagem com o uso do software Tasy para a atual tese de doutorado, a qual foi reconhecida com mérito pela Philips desde a concepção. O título não é um reconhecimento individual, mas faz parte de uma construção coletiva que inclui a Univates”. 

Divulgação/Acervo pessoal



“Destaco no Luis Felipe algumas características que considero importantes de um pesquisador: motivação, conhecimento do assunto que investiga, curiosidade, criatividade, humildade para ter atitude autocorretiva, disciplina e comprometimento social”, revela a professora Eniz Conceição Oliveira, orientadora acadêmica de Pissaia no doutorado. “O reconhecimento com prêmio da academia luso-brasileira ao trabalho desenvolvido pelo Luis Felipe vem evidenciar o seu perfil de pesquisador”, complementa a docente. 

Saiba mais

A Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul (ALBL-RS) é uma associação civil, sem fins lucrativos, compondo um centro luso-brasileiro de estudos e pesquisas, que tem como finalidade valorizar, difundir e integrar ações culturais e artísticas, com o fim de identificar e preservar o conceito de “Luso-Brasilidade”, além de estreitar laços com Portugal e estudar o legado deixado pelo povoamento dos açorianos no Brasil, e mais especificamente no Rio Grande do Sul, criando vínculos com outras instituições culturais internacionais. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods