Os participantes do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, evento apoiado pela Univates, que será realizado de 12 a 14 de abril de 2022, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, terão a oportunidade de conhecer in loco projetos de biogás desenvolvidos no Rio Grande do Sul.
As visitas técnicas ocorrerão no último dia do evento (14/04) e incluem apresentação técnica por especialistas, transporte e almoço em grupo. Estão incluídas nos roteiros, com diferentes durações, a Fazenda Trevisan (Farroupilha), uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite; a Ambev (Viamão), que utiliza tecnologia americana inédita no Brasil e aproveita o biogás gerado a partir dos resíduos da produção de cerveja como fonte de energia do processo; a Usina de Resíduos do Recreio (Minas do Leão), referência na produção de biogás em aterro sanitário e a Folhito (Estrela), experiência de geração de energia em modelo conjugado de compostagem e biodigestão na fabricação de fertilizantes orgânicos.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), uma das entidades realizadoras do Fórum, Felipe Souza Marques, destaca que as visitas técnicas oportunizam aos participantes o contato com tecnologias e fornecedores que estão entregando projetos de biogás no Brasil. “Os três roteiros que o Fórum apresenta têm grande importância por demonstrar aplicações com biogás e apresentar tecnologias, técnicas e fornecedores da cadeia do biogás,” observa.
As inscrições para o Fórum e para as visitas técnicas já estão abertas e podem ser feitas no site biogasebiometano.com.br. Os roteiros das visitas técnicas podem ser acessados clicando aqui.
Os três roteiros
Uma das opções é inscrever-se para o Fórum e para a Visita Técnica 1, à Fazenda Trevisan, em Farroupilha, e logo depois à unidade da cervejaria Ambev, em Viamão. O roteiro começa na região serrana, na propriedade rural que produz leite tipo A. Os dejetos animais são transformados em biogás, que ajuda a manter o sistema de energia da fazenda. Em Viamão, no distrito de Águas Claras do Sul, o destino é o complexo da cervejaria que usa microturbinas, onde resíduos oriundos da produção produzem biogás. O mesmo sistema foi adotado em outras três plantas da marca.
Quem escolher a Visita 2 irá a Minas do Leão, onde se localiza a Usina de Resíduos do Recreio, a maior das seis unidades da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos. Visitantes poderão conhecer de que forma o biogás gerado do chorume alimenta a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Rio Grande do Sul. E, ainda, um sistema capaz de destruir até 98% do gás metano presente na composição do biogás gerado em seu aterro sanitário. Na visita haverá demonstração de equipamentos de geração de energia elétrica da empresa AB Energy.
As Visitas Técnicas são uma parte da programação do Fórum, que volta ao formato presencial neste ano. Veja aqui a programação do Fórum: https://biogasebiometano.com.br/programacao/.
Esta quarta edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e é organizada pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: 12 a 14 de abril de 2022
Evento presencial: na Universidade de Caxias do Sul | Caxias do Sul | RS
Inscrições abertas: www.biogasebiometano.com.br
Mais informações sobre o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:
www.facebook.com/BiogaseBiometano
