Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

ADVB/RS realiza Arena da Exportação na Univates

Postado as 30/03/2022 21:16:25

Por Lucas George Wendt

A Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS, por meio do Conselho do Prêmio Exportação RS realizou, nesta quarta-feira (30), no Teatro Univates, a edição especial da Arena da Exportação. Pela primeira vez presencial desde sua criação, em 2019, o evento dá início, também, ao formato fora do eixo Porto Alegre, oportunizando a troca de experiências do segmento exportador com mais regiões do Estado. 

Reconhecida por reunir e mobilizar os principais representantes do setor no Brasil, a atividade — que integra a agenda anual do Prêmio Exportação RS, completando 50 anos em 2022 —, representa oportunidade ímpar de insights para aperfeiçoar a área a partir do contato com agraciados na edição do ano anterior da premiação. 

O encontro, foi também a aula inaugural dos cursos de gestão da Universidade do Vale do Taquari - Univates, parceira na realização do evento. Na abertura, os músicos da  Orquestra Gustavo Adolfo/Univates realizaram intervenção artística, para marcar o lançamento do edital de seleção de novos instrumentistas.

Com formato híbrido, a Arena da Exportação teve transmissão ao vivo pelo YouTube, das 19h30 às 21h, direto do Teatro Univates, por meio deste link. Participaram do evento, online e presencialmente, cerca de 500 pessoas. 

Pronunciamentos

Na abertura, se pronunciaram a reitora da Univates, professora Evania Schneider; o coordenador do curso de Administração, professor Gabriel Machado Braido; o presidente da ADVB/RS, Rafael Bicca Machado; o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest; e o CEO do Prêmio Exportação RS e vice-presidente de Comércio Internacional ADVB/RS, Edmilson Milan. 

Com atuação nas três instituições, Milan iniciou sua fala agradecendo a parceria entre as entidades e destacando a importância do evento para a área da exportação no RS. Professora da área da Gestão, a reitora da Univates, Evania Schneider assegurou que o evento é uma oportunidade ímpar para os estudantes da Universidade. “É motivo de muito orgulho para a Univates estar ao lado dessas instituições sólidas compartilhando história, trabalho e missão - que convergem para o desenvolvimento das organizações e da comunidade”, disse. 

O coordenador do curso de Administração da Univates, professor Gabriel Braido indicou que o foco da noite foi falar sobre gestão. Ele direcionou seu pronunciamento aos estudantes. “Nas grades curriculares da Univates, por meio do projeto de inovação pedagógica Aula+, estamos com esse propósito de aproximar o mercado da Universidade, justamente o que estamos fazendo nesta noite”. 

O presidente da ADVB/RS, Rafael Bicca Machado, começou sua fala observando a qualidade da estrutura da Univates. Ele reforçou o desejo da entidade de se aproximar do interior do Estado. “A economia do RS está crescendo. Nestas regiões que não estão nos grandes centros urbanos temos exemplos muito bons de sucesso e queremos estar próximo dessas organizações".  

O presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest destacou que o evento é um momento de alegria. “Queremos trocar experiências e cases de sucesso para inspirar pessoas na exportação no Estado. Para nós, estar no Teatro Univates, é um sonho realizado”, revelou. Ao fim de sua fala, ele projetou: “quem sabe alguém que está aqui nesta plateia possa ser um empreendedor e receber um prêmio conosco no futuro”.  

Lucas George Wendt

Cases e talks

Intitulado “Os desafios do exportador brasileiro na busca por seu espaço no mercado global” o case desta edição foi  apresentado por Isaias Fante, gerente de Exportação da Fante Bebidas, e Gustavo Gräf, gerente Comercial da Mega Embalagens apresentou o case de exportação da empresa. As atividades foram mediadas por Gabriel Isaacsson, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil); Valmor Kappler, vice-presidente e diretor executivo da Fundação Univates; e pelo professor Edmilson Milan. 

Lucas George Wendt

Gustavo Gräf

Cases

20h10min - Talk MEGA EMBALAGENS | Gustavo Gräf  

Mega Embalagens é uma empresa com o foco voltado a suprir as necessidades do mercado de embalagens flexíveis, oferecendo embalagens que agregam valor aos produtos. Ela está presente nos mercados nacional e internacional, possuindo ampla participação nos segmentos de higiene e limpeza, alimentício e principalmente no mercado de Pet Food. A Mega Embalagens já ganhou o Prêmio Exportação RS 5 vezes.

Lucas George Wendt

Isaias Fante

Isaias Fante


20h30min - Talk FANTE BEBIDAS | Isaias Fante 

Hoje a Fante é responsável por mais de 70% de todo volume de vinhos exportados pelo Brasil, com 4 Prêmios Exportação oferecidos pela ADVB-RS (2018, 2019, 2020, 2021) tornando-se uma referência no setor de atuação. No mercado nacional destaca-se por ser uma das maiores vinícolas do Brasil e por estar entre os maiores engarrafadores do país. 

Valmor Kappler

Lucas George Wendt

Talks

20h50min - Talk UNIVATES | Valmor Arsildo Kappler 

Kappler, ao longo de sua trajetória profissional, atuou em diversos segmentos e também na área da exportação. Sua fala abordou a exportação no Vale do Taquari e aspectos relacionados, como a tributação. Ele também falou sobre os desafios e as possibilidades da contabilidade na área da exportação. 

Lucas George Wendt

Gabriel Isaacsson

Gabriel Isaacsson



21h10min – Talk / Mediação Apex-Brasil | Gabriel Isaacsson 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Cerca de 14, 7 mil empresas receberam apoio da Apex em 2021. 

Sobre o Prêmio Exportação 

Maior reconhecimento do Sul do país ao segmento exportador, o PERS completa 50 anos em 2022. A iniciativa destaca as empresas que se qualificam constantemente para encontrar oportunidades de crescimento e se mantêm firmes na frente exportadora, independente do cenário econômico nacional.  

Sobre a ADVB 

Prestes a comemorar seis décadas de história no Rio Grande do Sul, a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS tem como desafio estruturar profissionais e organizações para obter resultados concretos em suas vendas de serviços e produtos. Entendendo que a presença no ambiente digital é o maior ativo na atualidade, a Associação assumiu como compromisso protagonizar o movimento de transformação digital da sociedade gaúcha. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Lucas George Wendt

Logo ods