Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Biblioteca Univates é referência nacional em tecnologia

Postado as 27/04/2022 11:22:49

Por Lucas George Wendt

A Biblioteca Univates participou de uma ação desenvolvida pela Bibliotheca,  fornecedor de soluções tecnológicas para automação de bibliotecas. A ação ocorreu em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março. Pelas redes sociais da empresa, foi lançado um concurso cultural em que os bibliotecários de todo o Brasil puderam responder a uma pergunta destacando as razões pelas quais os participantes do concurso mereciam a chance de conhecer uma biblioteca referência em tecnologia. 

Os dois contemplados, autores das melhores respostas na avaliação da Bibliotheca, foram os bibliotecários Sandra Pedro da Silva (Universidade Estadual Paulista - Araraquara) e Jardel Márcio Lima Soares (Biblioteca M. Dias Branco - Ceará). 

Divulgação/Univates



“Ficamos extremamente lisonjeados por nossa biblioteca ser escolhida como referência, uma biblioteca do futuro”, avalia Danusa Vicente, coordenadora da Biblioteca Univates. “Em 2014 a Biblioteca Univates adotou a tecnologia de identificação por radiofrequência, possibilitando aos usuários mais autonomia por meio de equipamentos de autoempréstimo e autodevolução e, aos atendentes, mais controle sobre o acervo (segurança e rastreabilidade), permitindo um atendimento mais humanizado aos usuários”. 

Divulgação/Univates

Além de Sandra e Jardel, a comitiva contou com a presença de representantes da empresa Bibliotheca: Douglas Webler (diretor-geral); Filipi Aragão (coordenador de marketing); Silvio Fernando Bernardes (executivo de vendas); e uma convidada, a bibliotecária Jeane Macelino (diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado do Amazonas). Os visitantes foram recebidos pela coordenadora Danusa, pelas bibliotecárias Maria Helena Schneider e Monique Izoton e pelo analista de sistemas Willian Valmorbida.

Na manhã do dia 19, foi realizada uma visita técnica pelos ambientes da Biblioteca Univates, apresentando aos visitantes as soluções tecnológicas que foram incorporadas aos acervos. À tarde, a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, conversou com os visitantes sobre as realidades vivenciadas nas instituições de ensino e como estas se posicionam diante das inovações. 

Saiba mais

A Biblioteca Univates é parte do Centro Cultural Univates e conta com uma estrutura privilegiada, com 6.328,53 m² de área. Abriga, em seus cinco pavimentos, salas de aula; três andares de acervo; área de pesquisa ao acervo, às bases de dados e mídias; áreas de autoempréstimo e autodevolução; salas de estudo em grupo e individual; lounges e área para autoatendimento em reprografia. 

Todos os espaços dispõem de acessibilidade por meio de rampa de acesso externo, portas automáticas, piso tátil, mapa tátil, catraca para pessoas com deficiência (PCDs), sinalização dos ambientes em braile, escada rolante, elevador com sinalização sonora/braile, sanitários para PCDs, scanner com voz, bebedouros e mobiliários adaptados. O prédio também é ecoeficiente, contemplando sistemas que investem na economia de água e de energia por meio da captação de água da chuva, climatização e controle de luminosidade automatizados.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods