Univates desenvolve estudo preliminar para restauro de igreja em Forquetinha

Postado as 04/05/2022 14:16:33

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

A equipe do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau), da Universidade do Vale do Taquari - Univates recentemente entregou à comunidade evangélica do município o estudo do projeto preliminar de restauração da Igreja Evangélica da cidade de Forquetinha. A proposta serve de base para o restauro da edificação de interesse histórico, além da implementação de uma praça e da ampliação do cemitério existente no entorno, visando a requalificação do local.

A demanda foi apresentada à Univates pela comunidade de Forquetinha, em conjunto com a arquiteta responsável pelo projeto, Simone Lassen. O estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Ação (GA) formado pelas professoras colaboradoras Jamile Weizenmann e Fernanda Antonio, pela funcionária e pela estagiária do Semeia EMAU, respectivamente, Bruna Zanoni Ruthner e Vanessa Dick, pela ex-bolsista do projeto de extensão Patrimônio Vivo, Arquiteta e Urbanista, Caroline Nichel, e pela voluntária, arquiteta e urbanista Andresa Carnevalli. A versão final do projeto preliminar foi entregue recentemente 2022 para a arquiteta voluntária, Simone Lassen, que será a responsável técnica pelo projeto.

A edificação, datada de 1959, costumava abrigar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, localizada em Forquetinha, às margens da rodovia que conecta o município àSério. Atualmente, a igreja se encontra em estado de negligência e possui uma área total de 60,80 m². O lote tem área total de 8.007 m², e grande parte de sua extensão está coberta por vegetação nativa ou por plantio de milho. Objetiva-se com esse estudo requalificar uma edificação histórica que é de grande estima para a comunidade local, além de possibilitar um novo uso para esse espaço.

Divulgação/Univates

Prevê-se no no programa de necessidades um espaço de interação, o qual configura-se em uma praça que pode ser futuramente utilizada para a realização de cerimônias ao ar livre. Além disso, propõe-se a requalificação do campanário e alguns espaços com bancos e áreas de sombra. O cemitério existente, conforme relato da comunidade, não atende mais às suas necessidades e para suprir a demanda, no projeto, destina-se uma área de ampliação.

De forma a garantir a acessibilidade universal à igreja e à praça, definem-se novos acessos junto à rodovia, respeitando a faixa de domínio existente. Nos fundos do cemitério, localiza-se a área de estacionamento, totalizando 84 vagas, além das sete vagas em frente à igreja. Ainda, ao lado da praça, encontram-se seis vagas de embarque e desembarque de pessoas.

Uma vez que será necessária a busca por recursos para a realização do projeto de restauro da igreja e requalificação do cemitério, foram definidas quatro fases de execução. A primeira fase inicia com o restauro da igreja e a construção da edificação de apoio aos fundos. Na segunda fase, são executados a praça e os acessos principais. O cemitério, com a sua requalificação e ampliação, configura a terceira fase. Por fim, a infraestrutura de estacionamento, os canteiros e passeios, presentes em grande parte nos fundos do lote, compõem a quarta e última fase. Ainda, antecedendo todas as quatro fases de execução, tem-se o tempo de elaboração do projeto executivo, a ser desenvolvido pela responsável técnica.

O convênio formalizado com a Univates, além do estudo preliminar para a realização futura do projeto, prevê estimular ações de educação patrimonial voltadas à promoção do patrimônio edificado e à conscientização da comunidade local, incluindo a elaboração de materiais de divulgação de educação patrimonial.

Logo ods-15