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Susana Coutinho/Unsplash

Pesquisa busca por crianças voluntárias para avaliação de funções cognitivas

Postado as 06/05/2022 10:31:59

Por Lucas George Wendt

Um projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates busca compreender as relações da memória emocional e o funcionamento cognitivo em pessoas que não apresentam transtornos mentais graves ‒ como transtorno bipolar ou esquizofrenia ‒ e avaliar a relação com a presença de trauma na infância.

O projeto será finalizado em 2024 e, atualmente, conta com o envolvimento direto de cinco pesquisadores. São três mestrandas do PPGCM, uma bolsista de iniciação científica ‒ estudante de graduação ‒ e a líder do projeto, a professora doutora Joana Bücker, que, como linha de investigação principal, estuda trauma com foco em processos cognitivos, funcionalidade e memória emocional. 

De acordo com a pesquisadora líder, “o objetivo do projeto é contribuir para o avanço do entendimento dos mecanismos relacionados ao trauma nas populações estudadas. Queremos investigar se pessoas que sofreram algum tipo de trauma na infância apresentam alterações na memória emocional em comparação àquelas sem histórico de trauma”. 

Markus Spiske/Unsplash

Pesquisas selecionam voluntários 

O projeto e as pesquisas relacionadas a ele buscam, no momento, voluntários para os estudos. Uma das etapas de pesquisa seleciona voluntários em geral para avaliação de funções cognitivas

Outro estudo desenvolvido pela fonoaudióloga Vitoria Santana, mestranda do PPGCM, busca por crianças voluntárias para uma pesquisa que irá avaliar as funções cognitivas ‒ atenção, memória e inteligência ‒ e a compreensão emocional no Transtorno do Espectro Autista. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail vitoria.santana@universo.univates.br ou pelo telefone (51) 99514-0260. Os voluntários serão recebidos na Univates. 

Podem participar crianças que já realizam comunicação verbal, de 6 a 12 anos, que não tenham tido repetência escolar; diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e crianças com desenvolvimento esperado para sua faixa etária. Ao final, pais e responsáveis dos voluntários poderão participar de oficinas terapêuticas. 

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