O sonho do intercâmbio presencial pôde, recentemente, voltar a ser vivido pelos estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com a retomada das atividades de mobilidade internacional presencialmente.
Entre janeiro e fevereiro de 2022, a Univates viu a partida para o exterior de 26 estudantes que estão matriculados em disciplinas de universidades de dez países ao longo do semestre. Canadá, Argentina, Áustria, Chile, Noruega, Espanha, Itália, Portugal, República Tcheca e Alemanha estão recebendo alunos da Instituição, que partiram, também, de dez cidades da região do Vale do Taquari e entorno: Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Encantado, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Teutônia, Venâncio Aires e Westfália.
Ele diz que o Canadá conseguiu superar todas as expectativas que tinha. “A cidade de Edmonton, onde eu estou, é muito linda, e o povo é muito acolhedor. Um intercâmbio internacional permite que você troque ideias com tantas pessoas de tantos lugares. Essa experiência também faz com que você abra sua mente para outras realidades”, complementa ele. Além disso, Juchem observa que, por exemplo, sua comunicação em inglês está melhorando, pelo uso constante do idioma.
Outro aspecto que o estudante revela estar sendo positivo é o fato de que as disciplinas eletivas que está cursando na universidade canadense estão relacionadas à área de saúde pública e virologia, e isso irá auxiliá-lo na escrita da dissertação de mestrado que está relacionada ao vírus SARS-CoV-2.
