Autoavaliação Institucional permite que estudantes contribuam com a melhoria da qualidade dos cursos EAD

Postado as 28/06/2022 10:11:23

Por Natalia Nissen

A Autoavaliação Institucional dos cursos de graduação EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates está disponível para estudantes, tutores e professores até o próximo dia 3 de julho. Por meio do preenchimento do formulário on-line todos podem contribuir com a qualidade dos cursos ofertados e dos processos de ensino e de aprendizagem.

A partir dos resultados obtidos em processos anteriores, diversas melhorias já foram feitas para melhorar a experiência dos estudantes, tutores e professores. Segundo Maria Elisabete Bersch, professora e coordenadora pedagógica dos cursos de educação a distância (EAD), o versionamento  dos cursos é um processo contínuo e, a cada avaliação, as sugestões são analisadas para identificação de reformulações pertinentes.

Mudanças de layout

Uma das melhorias mais significativas foi o enriquecimento e a diversificação dos materiais disponibilizados aos estudantes. Houve inclusão de mais vídeos e materiais de apoio, e a renovação visual dos conteúdos e do ambiente virtual para torná-los ainda mais atrativos.

Antônio Luiz Marchi

Professora Maria Elisabete Bersch

Qualificação de materiais

Maria Elisabete também ressalta a importância de os estudantes sinalizarem quais são suas principais dificuldades e de como a Univates pode melhorar nesse aspecto. Ela lembra que, a partir das indicações recebidas na autoavaliação, alguns materiais de determinados componentes curriculares foram qualificados. “Os estudantes apontaram componentes em que tinham mais dificuldades. Então revisamos os materiais e acrescentamos novos conteúdos para melhorar a experiência de aprendizagem”, diz.

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação, por exemplo, passou por revisão da matriz curricular, com inclusão de uma nova disciplina para atender a uma fragilidade que havia sido identificada nos comentários dos estudantes.

Fluxos aprimorados

Outra melhoria citada pela professora foi o aprimoramento dos fluxos da tutoria para dar retorno aos os estudantes de forma mais ágil e assertiva. Além disso, as videoconferências tiveram seus horários postergados para contemplar quem trabalha durante o dia e precisa de mais tempo para chegar em casa e participar das atividades on-line.

Por fim, os estudantes de graduação EAD também reivindicaram a possibilidade de agendamento de provas. Agora eles podem escolher um dia e horário dentro de um período estabelecido para realizar as provas presenciais no polo.

Conta pra gente!

A participação de todos os estudantes, tutores e professores na Autoavaliação Institucional é fundamental para que as melhorias continuem sendo feitas. As questões do formulário dos estudantes abordam o desempenho da coordenação do curso, o ambiente virtual de aprendizagem, os materiais didáticos, as tecnologias de informação e comunicação (TICs), a organização e a condução do componente curricular e os estágios. Os professores avaliam os tutores e mutuamente, além de avaliarem as coordenações.

A identidade dos respondentes é mantida em sigilo e o formulário não precisa ser preenchido de uma vez. O formulário tem formato responsivo e pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador, no link univates.br/avaliacao

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br

Logo ods