A estudante Daniele Kich, de 17 anos, atualmente está matriculada no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela. Antes mesmo de ingressar na graduação, ela já atua como bolsista de Ensino Médio em grupo de pesquisa na Univates. Essa é uma possibilidade aberta na Instituição para jovens que queiram se experimentar na pesquisa. Os interessados podem contatar os pesquisadores da Univates, de acordo com a área de interesse e a disponibilidade de bolsas ou de atividades voluntárias, para obter informações.
A jovem tem suas atividades vinculadas ao grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), liderado pela pesquisadora Dra. Angélica Vier Munhoz. Recentemente Daniele recebeu menção honrosa por um trabalho apresentado no VI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, evento que aconteceu em junho.
Sobre o destaque recebido ao longo do evento, ao ser agraciada com menção honrosa, Daniele comenta estar grata. “Fiquei muito feliz e me senti recompensada, pois me dediquei na minha trajetória como bolsista de pesquisa e, com essa menção, pude perceber que estou fazendo um bom trabalho”.
Saiba mais sobre o projeto que a Daniele e as pesquisadoras apresentaram
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um glossário multimídia, composto por textos escritos, áudios, vídeos e outras mídias, tomando como palavras-chave a EAD em seus entrecruzamentos com a aprendizagem e a docência inventiva. A elaboração do glossário, que utiliza como conceitos centrais os verbetes aula, docência inventiva, aprendizagem, ensino, interação, tecnologia, entre outros, está sendo feita por meio do estudo da arte desenvolvido em parceria com o Bolsista de Iniciação à Pesquisa da graduação e das entrevistas realizadas com professores e estudantes de diferentes cursos de Graduação da Univates.
A partir do levantamento bibliográfico realizado no Portal da Capes foram identificados artigos que se aproximam da temática. Em seguida, a leitura das palavras-chave e dos resumos possibilitou selecionar os trabalhos que se encontram relacionados aos objetivos da pesquisa. Eles foram lidos e fichados, tendo em vista a produção de um glossário pessoal em torno dos conceitos que permeiam a educação a distância. Além disso, a análise desses conceitos provisórios fundamentou a elaboração de um roteiro semiestruturado para as entrevistas, as quais serão utilizadas para a produção de depoimentos acerca dos conceitos presentes no glossário.
Espera-se, com os resultados finais, a partir da produção do glossário audiovisual, problematizar e trazer novos significados para essas palavras colonizadas acerca da educação a distância, assim como contribuir com a discussão da educação a distância como um todo.