As atividades foram acompanhadas pelas professoras Cátia Viviane Gonçalves e Gisele Dhein. Participaram 49 estudantes da Univates. O componente curricular é de todos os cursos da área da Saúde, exceto Odontologia e Medicina, que têm estrutura curricular modular. Durante o semestre aconteceram seis idas dos estudantes da Universidade à Escola: uma para conhecer a estrutura e escutar a equipe diretiva e cinco encontros destinados às intervenções.
Os estudantes da Univates foram divididos em cinco grupos. Cada grupo ficou responsável por uma turma do Ensino Médio noturno: duas turmas de primeiros anos; duas turmas de segundos anos e uma turma de terceiro ano. Os acadêmicos foram desafiados a planejar e pôr em prática ações de prevenção a doenças e promoção à saúde, a partir de uma primeira escuta sobre demandas de cada turma.
A proposta do componente curricular é a inserção do estudante na comunidade, com vistas ao desenvolvimento de atividades extensionistas que propiciem estudo dos cenários de práticas, vivência do trabalho multiprofissional e desenvolvimento de projeto de intervenção vinculado ao processo de formação do estudante.
Para finalizar as intervenções, a escola foi convidada a estar na Univates no dia 23 de junho à noite, momento que contou com a presença de 52 estudantes do Ciep e oito docentes. Após serem recepcionados pela equipe da Universidade, os grupos de estudantes da escola realizaram trilhas organizadas pelos universitários, passando por setores e diferentes áreas da Univates.
Os estudantes também trabalharam as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por meio do Kahoot, ferramenta colaborativa on-line.
“Essa inserção na prática para vivenciar essas experiências é indispensável para a formação acadêmica, visto que, em sala de aula, nos deparamos só com a teoria, e essa junção com a prática é facilitadora. Esse contato interdisciplinar amplia nossa visão sobre como trabalhar em equipe e buscar soluções em saúde”, afirma Leidi.
