Univates se prepara para o Enade 2022

Postado as 12/07/2022 10:39:55

Por Lucas George Wendt

Em cada ano o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) contempla determinados cursos. Em 2022, será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

O edital do Enade (Edital n° 51, de 24 de junho de 2022, do Diário Oficial da União) foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente. Com isso, a Universidade do Vale do Taquari - Univates já se mobiliza para a aplicação da prova, que acontecerá em 27 de novembro. Na edição deste ano serão contemplados os seguintes cursos da Univates:

Cursos presenciais

Ciências Contábeis

Direito

Gastronomia

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Financeira

Jornalismo

Logística

Psicologia

Publicidade e Propaganda; e

Relações Internacionais.

Cursos a distância (EAD)

Ciências Contábeis

Comércio Exterior

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Financeira

Logística

Processos Gerenciais

Lucas George Wendt

A importância do Enade

Em abril de 2021, o MEC divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) do ano de 2019, tendo a Universidade do Vale do Taquari - Univates mantido a nota 4, considerada de excelência pelo MEC (numa escala de 1 a 5).

Pouco mais de 20% das instituições do País alcançaram o índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (63%) com conceito satisfatório (nota 3). Conforme a avaliação, a Univates foi classificada como a universidade privada com o melhor conceito de graduação no Brasil, entre as 91 universidades privadas avaliadas no Enade 2019.

A média do conceito de graduação leva em conta a qualificação dos professores, a infraestrutura da Instituição e o desempenho dos estudantes no exame, sendo o resultado fruto desse trabalho conjunto.

Não apenas os estudantes que prestaram a prova se beneficiam, mas também toda a comunidade acadêmica, uma vez que o resultado comprova a qualidade dos cursos de graduação da Univates, além de subsidiar ações de melhoria nos cursos e na Instituição, como, por exemplo, mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos ou na metodologia de ensino.

Saiba mais sobre o Enade

O Enade é aplicado desde 2004 e é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e consiste em uma avaliação da aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) de todo o País.

Como o Enade é estruturado

O Enade componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto de uma prova, formada por questões discursivas e de múltipla escolha, e um questionário, com perguntas sobre as condições oferecidas pela universidade e pelo curso durante o processo formativo do estudante. O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação a: conteúdos programáticos do curso, habilidades e evolução do conhecimento e competências dos estudantes para compreender temas gerais.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods