Nesta quarta-feira, 20, o Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando completa um mês de atividades na rede municipal de educação de Lajeado. Mesmo com o projeto ainda em fase inicial, professores já percebem o avanço na leitura e escrita dos alunos beneficiados pelas aulas complementares no contraturno escolar.
Os primeiros retornos sobre os resultados do projeto foram compartilhados com professores e monitores do Alfabeletrando durante uma visita da secretária de Educação de Lajeado, Adriana Vettorello, e da coordenadora pedagógica geral da Secretaria, Roseli Angélica Berté, à Universidade do Vale do Taquari - Univates, na terça-feira, 19.
Conforme Roseli, muitos professores das escolas municipais relataram que os alunos estão mais motivados em sala de aula e comentam sobre as atividades realizadas no turno inverso, e destacando que o progresso no processo de aprendizagem é evidente. Na ocasião, os profissionais que atuam no Alfabeletrando também compartilharam suas percepções sobre as primeiras semanas de trabalho e a satisfação em fazer parte de um projeto que impacta a formação de centenas de alunos.
Saiba mais sobre o projeto
O Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando atende cerca de 500 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia de covid-19. As atividades ocorrem duas vezes por semana no contraturno escolar, com aulas nas segundas e quartas-feiras nas próprias escolas que possuem atividades no turno inverso e em terças e quintas-feiras, na Univates, para escolas que não possuem atividades no contraturno.
O Alfabeletrando também é desenvolvido em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso, por meio de parcerias da Univates com as prefeituras desses municípios. No total, são cerca de mil crianças atendidas por essas iniciativas.