Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Participantes do Alfabeletrando em Garibaldi/RS e em Nova Mutum/MT trocam cartas

Postado as 08/08/2022 14:10:58

Por Lucas George Wendt

O trabalho com diferentes gêneros textuais é parte integrante das sequências didáticas do Alfabeletrando nos três municípios em que o projeto está sendo realizado. As professoras Joselaine Bagatini e Sabrine Ranci e a monitora Susana Molinari, que atuam no Alfabeletrando em Garibaldi, exploraram o gênero carta a partir da obra infantil “O carteiro chegou”, de Janet e Allan Ahlberg. 

Depois da leitura, da compreensão e da interpretação da história, surgiu a ideia de escrever cartas para as crianças que participam do projeto Alfabeletrando em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso. Cerca de 2,2 mil quilômetros separam as cidades, que são conectadas pela ação da Univates e que, com a atividade realizada pelas profissionais do Alfabeletrando, estão simbolicamente mais próximas. 

Lucas George Wendt

A coordenadora do Alfabeletrando, professora Grasiela Kieling Bublitz, destaca que o intercâmbio entre as crianças de diferentes regiões do País só enriquece o trabalho e aproxima os educadores de realidades diferentes, mas com desafios semelhantes. “As atividades desenvolvidas no Alfabeletrando precisam fazer sentido para os alunos e, nessa troca de cartas, a escrita torna-se fundamental para contar a outras crianças como é o local onde vivem e o que fazem nas aulas do projeto. É o uso social da escrita empoderando futuros cidadãos”, explica. 

 

A professora Joselaine Bagatini detalha que a iniciativa partiu de uma ação idealizada no planejamento pedagógico que elas desenvolvem com as turmas. Segundo ela, os estudantes receberam muito bem a ideia e se mostraram empolgados em escrever cartas.“Está presente o estudo de diferentes gêneros textuais com estratégias, intervenções e atividades lúdicas, com o intuito de despertar, estimular os estudantes para que os alunos consigam reconhecer o princípio alfabético, adquirir a fluência e compreensão leitora”, explica. 

“Partindo das dicas e sugestões, realizamos uma sequência didática com pré-leitura, leitura da história, compreensão, interpretação, identificação de rimas na história, exploração das correspondências enviadas pelo correio. Levantamos as características estruturais do gênero textual, escrevemos cartas, confeccionamos cartões postais e organizamos um intercâmbio”

Divulgação/Univates

Os garibaldenses apresentaram aos mutuenses a cidade e o Rio Grande do Sul, os pontos turísticos e os costumes da população local por meio de texto escrito, desenhos, cartões postais e fotos. As cartas foram coletadas pela equipe da Univates e enviadas a Nova Mutum.

No outro extremo dessa interação, os participantes do projeto Alfabeletrando em Nova Mutum receberam as cartas dos novos amigos de Garibaldi no retorno às atividades letivas com a tarefa de apresentarem a cidade e o Estado do Mato Grosso aos gaúchos. As cartas serão lidas e trabalhadas com as crianças pelas equipes do projeto em ambas as cidades. 

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Reprodução/Google Maps

Distância entre Garibaldi e Nova Mutum

Distância entre Garibaldi e Nova Mutum

Logo ods