A Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolve o projeto inovador Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando, que tem como objetivo melhorar o desempenho escolar de crianças que tiveram seu desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19. As atividades são realizadas em Lajeado e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso.
Recentemente o Alfabeletrando completou um mês de atividades na rede municipal de educação de Lajeado. Mesmo com o projeto ainda em fase inicial, professores já percebem o avanço na leitura e escrita dos alunos beneficiados pelas aulas complementares realizadas no contraturno escolar.
“Atuar no Alfabeletrando tem sido muito significativo, é uma experiência que nos permite conviver com as crianças em um ambiente acolhedor e de aprendizagem. Já notamos a empolgação das crianças em estar na Univates fazendo atividades diferentes, e isso é muito inspirador”, explica Letícia. Ela é estudante do curso de Letras - Português/Inglês na Univates.
“Nunca havia pensado que eu e minha mãe trabalharíamos juntas, apesar de nós duas estarmos na área da educação. Tem sido uma experiência positiva. Por já ter trabalhado com crianças, minha mãe é uma referência para mim, então sei que se eu precisar ela irá me auxiliar. Mas não só ela, todo o grupo tem se ajudado, uma vez que nosso trabalho é coletivo”, diz a jovem.
“Estou atuando como monitora nas aulas que acontecem no campus da Univates. Nós somos responsáveis por auxiliar as crianças e os professores no que for necessário. Este início tem sido uma fase de adaptação para todos, mas já podemos ver que o projeto fará a diferença”, detalha a jovem.
“Minha contribuição no projeto Alfabeletrando”, relata a mãe, “é a de um olhar sensível em relação às crianças, com carinho, atenção e auxílio no processo de leitura e escrita de forma lúdica, com muitos jogos e histórias”.
“Sou monitora do projeto nas aulas que acontecem na Univates e também nas escolas, ajudo as professoras e as crianças no que for preciso. É um trabalho de grupo, de ajuda mútua, e estamos todos envolvidos num mesmo propósito, que é o desenvolvimento da aprendizagem das crianças”, diz Carla.
