Do total de R$ 439 milhões que serão investidos por meio do edital em 176 projetos de todo o País, a Univates foi contemplada com R$ 4.766.629,84 para uma iniciativa que prevê a aquisição de equipamentos para o aprimoramento das pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Ciências Médicas (PPGCM) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).
O projeto aprovado tem o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas às temáticas Ambiente, Alimentos e Saúde ? áreas prioritárias para o Vale do Taquari. É o que se está chamando, na Universidade, de Multilab. Os coordenadores do projeto aprovado são os professores João Antonio Pêgas Henriques e Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers, ambos do PPGBiotec e PPGCM da Univates.
A captação desse recurso é o resultado do trabalho colaborativo entre os professores dos diferentes PPGs envolvidos. O resultado positivo demonstra o amadurecimento da pesquisa na Instituição, colocando a Univates em destaque nacional.
O pró-reitor ainda diz que o investimento ? tanto público como privado ? é fundamental para o desenvolvimento da ciência no Brasil. “Sem o aporte de recursos não há como fazer ciência. É lamentável que tenhamos tantas dificuldades em acessá-los. Parece que tanto o Estado quanto os empresários não percebem que se manter dependente do que é produzido no exterior nos torna reféns e nos coloca em uma situação desfavorável na competição global”, explica.